Otimismo contagia o varejo

Leia em 3min

Pesquisa do Sindivarejista revela que 21,2% dos empresários pretendem expandir os negócios, estimulados pelas comemorações dos dias das Mães e dos Namorados e também da Copa do Mundo. Animados, 14,5% querem ampliar o número de empregos.


A proximidade do Dia das Mães, da Copa do Mundo e do Dia dos Namorados injeta otimismo na população e, principalmente, no varejo do Distrito Federal. A contratação de funcionários, a ampliação do estoque e a compra de novos itens são as apostas dos lojistas para os próximos seis meses. A expectativa é de fluxo intenso. De acordo com os Indicadores do Comércio Varejista (ICV), pesquisa mensal do Sindivarejista, 21,2% dos empresários devem expandir os negócios nos próximos meses. E 14,5% querem aumentar o quadro de empregados.


Na avaliação do presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, o cenário é promissor. "Vai ser um evento atrás do outro e isso estimula o empresário a investir. Sabemos que 2013 não foi um ano muito bom, mas hoje, acreditamos em um comércio mais agressivo", afirma. Para ele, a Copa do Mundo é o principal incentivo e estimula um movimento em cadeia. Bares, restaurantes e hotéis estão contratando profissionais, e isso gera renda. Com o dinheiro em mãos, as pessoas buscam produtos de melhor qualidade para aproveitar o Mundial. "O crescimento também permite que haja investimento em outros setores, até o pagamento de dívidas, pois percebemos que as pessoas encontram maneiras de ganhar um dinheiro extra, como com o aluguel de apartamentos", explica Edson.


De olho na expansão, o diretor executivo de uma rede de lojas de artigos esportivos, Guto Moraes, aposta na contratação de funcionários. A partir de abril, haverá um aumento de 15% a 20% no quadro convencional. Para ele, a Copa das Confederações serviu como termômetro. "Tivemos um crescimento de 30% e, agora, esperamos crescer mais 30% em cima desse valor", espera.


Investimentos - Nas lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, os investimentos estão direcionados a dois pontos. O primeiro deles é o treinamento dos funcionários contratados e, o segundo, a ampliação do estoque. "Nossa maior expectativa é com o Dia das Mães. Nos últimos 30 dias, aumentamos em 17% os produtos no depósito, contratamos seis funcionários e investimos em itens diferenciados de telefonia e televisores", descreve Daniel Caetano da Silva, gerente em uma loja de eletroeletrônicos.


Quem usufrui o retorno dos investimentos é o consumidor. O estudante de enfermagem Marden Lima Duarte, 19 anos, aproveitou a economia do fim do mês passado para renovar o guarda-roupa e comprar uma televisão, para substituir a que queimou. Saiu do Núcleo Bandeirante com a mãe, Elizena de Lima Duarte, 54 anos, para um dia de compras em um shopping no centro de Brasília. "Com a nova televisão, já podemos reunir toda a família em casa para ver e curtir os jogos", disse o estudante.


O subgerente João Carlos de Macedo, 32 anos, tirou a tarde de ontem para pesquisar preços e produtos para o novo apartamento. Quer mobiliar a casa nova, mas vai procurar pagar o máximo de produtos à vista. "Meu objetivo é comprar uma televisão de 50 polegadas até junho", planeja.


No sentido contrário, a pesquisa revela que 1,7% dos empreendedores pretende reduzir ou fechar estabelecimentos no decorrer desses seis meses. E, em abril, apenas 6,3% dos lojistas pensam em reduzir o quadro de funcionários.


Fonte: Correio Braziliense

 


Veja também

Copa do Mundo e festa junina devem aquecer as vendas da Hikari

A Copa do Mundo de Futebol e as festas juninas prometem aquecer as vendas sazonais do mercado de alimentos. Entre as emp...

Veja mais
Item de marca própria pode ser até 50% mais barato

Com foco imediato na Páscoa - onde esperam crescer 15% em vendas -, mas visando também um incremento de 20...

Veja mais
Gigantes do leite unificam pleitos e criam associação

Gigantes do setor de lácteos, como Nestlé, DPA, Vigor, Danone, LBR e Fonterra, entre outras, uniram-se par...

Veja mais
FecomercioSP: intenção de consumo em SP recua em março

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias paulistanas caiu 2% em março ant...

Veja mais
Atlas prevê crescimento de 13% na receita, puxado por medicamentos

Depois de um período difícil, enquanto ainda se ajustava a novas regras para o transporte rodoviári...

Veja mais
Produtores de banana buscam mercados

Os produtores de banana da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) também...

Veja mais
Jaíba poderia exportar mais frutas

Infraestrutura precária até os portos e aeroportos despreparados inviabilizam expansãoOs investimen...

Veja mais
Fazenda suspende plano para aumentar imposto

O governo suspendeu estudos sobre aumento da carga tributária para cosméticos, perfumaria e produtos de hi...

Veja mais
Vendas online ganham reforço

Com a popularização dos smartphones e o avanço das vendas realizadas por meio desses aparelhos no B...

Veja mais