Lojistas estão desorientados sobre compra de produtos fora do Estado

Leia em 1min

Com tanta polêmica sobre o chamado Imposto de Fronteira, a diferença que varejistas devem pagar na compra de produtos de fora do Estado, existe muita desorientação no setor, principalmente entre as empresas de menor porte.

O leitor Celso Augusto Isbrecht, de São Borja, escreveu para a coluna afirmando que “a maioria dos varejistas está desorientada e não sabe o que fazer, pois quem optou por fazer depósito judicial foi excluído do Simples”. E pediu notícias sobre esse processo de tantas idas e vindas. A mais recente é o Sindilojas ter obtido liminar da 6ª Vara da Fazenda Pública, que desobrigou os lojistas da Capital de pagarem a alíquota adicional. A decisão também impede que a Secretaria da Fazenda inclua os empresários cadastrados no Simples na dívida ativa ou que faça qualquer outra cobrança.


No final de 2013, foi aprovado pela Assembleia um projeto de lei que impede a cobrança do Imposto de Fronteira às empresas que se enquadram no Simples. Mesmo sem sanção do governo, o projeto foi promulgado pelo Legislativo. Mas o Executivo continuou a cobrar o tributo dos lojistas, enquanto entidades insistiram em orientar que a diferença de alíquota não deveria ser paga.



Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Tupanciretã vai abrir colheita da soja gaúcha

Rio Grande do Sul deve alcançar, neste ano, uma produção entre 12 e 13 milhões de toneladas ...

Veja mais
Tempo de Páscoa e de 24 mil vagas temporárias

Fabricantes planejam oferta de 80 milhões de ovos de chocolate no melhor período de vendas do setor. Sal&a...

Veja mais
Pague Menos quer mais

Rede de drogarias cearense investe para crescer com as próprias pernas. Enquanto isso, a concorrência promo...

Veja mais
Combustíveis vão ficar R$ 0,10 mais caros

Revendedores repassarão novo reajuste das distribuidoras a partir de amanhã Pedro SouzaOs preç...

Veja mais
Preços de medicamentos poderão ser reajustados em 31 de março

BRASÍLIA - Os preços de medicamentos poderão ser reajustados a partir de 31 de março, segund...

Veja mais
Bombril destina R$ 60 milhões para marketing neste carnaval

Para fortalecer os planos de elevação de sua marca, a Bombril resolveu destinar R$ 60 milhões de se...

Veja mais
Vendas na farmácia crescem 14,9% em janeiro e somam R$ 4,9 bi

O mercado farmacêutico brasileiro comercializou cerca de R$ 4,9 bilhões em medicamentos no primeiro mê...

Veja mais
Caminhos diferentes para o leite

A divisão entre os que estão dentro e os que estão fora do Instituto Gaúcho do Leite (IGL) s...

Veja mais
BRF avalia vender parte da área de lácteos

Empresa pretende sair do negócio de leite longa vida, de baixas margens de lucro; marca Batavo deve ser mantida.P...

Veja mais