A Unilever informou nesta terça-feira a sua primeira desaceleração no crescimento das vendas em um ano inteiro desde 2009, uma clara indicação de que a queda nos mercados emergentes está começando a afetar o desempenho de grandes empresas.
A companhia anglo-holandesa informou que registrou lucro de 4,84 bilhões de euros (US$ 6,56 bilhões) no ano encerrado em 31 de dezembro, ligeiramente acima dos ganhos de 4,37 bilhões reportados em 2012.O crescimento de vendas diminuiu pela primeira vez desde 2009, à medida que a incerteza econômica em mercados emergentes prejudicou a capacidade dos clientes de gastar em produtos de consumo.
O crescimento da categoria de cuidados pessoais da Unilever, que responde por cerca de 35% das vendas e é uma parte fundamental de sua presença nos mercados emergentes, desacelerou para 7,3%, a primeira desaceleração em seis anos."Olhando para a frente, nós antecipamos a volatilidade em curso no ambiente externo e estamos posicionando a Unilever neste sentido", disse o presidente-executivo da companhia, Paul Polman.
Veículo: A Tarde - BA