Consumidores buscam alimentos saudáveis independente do preço

Leia em 4min 50s

Saúde e qualidade de vida são os fatores que movem a busca crescente por um estilo saudável, enquanto o mercado trabalha para atender a demanda oferecendo variedade de produtos

 

Qualidade de vida, bem-estar, prevenção e tratamento de doenças integram basicamente o propósito de quem busca alimentos naturais em um mercado que recebe adeptos a cada dia. A busca por um conceito de vida saudável impulsiona os números desse setor. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam que em 2007 as exportações de alimentos orgânicos somaram cerca de U$ 12 milhões e somente de janeiro a setembro de 2008 esse valor chegou a aproximadamente U$ 10 milhões.

 

Para Jorge Antunes, sócio-fundador e diretor da Mundo Verde - rede de lojas especializadas em produtos naturais e orgânicos com 140 unidades em todo o Brasil e na Angola e Portugal - a alimentação saudável, vinculada ao consumo consciente, é uma tendência mundial, com crescimento em espiral. "A cada dia aumenta a conscientização de governos, empresas e consumidores a respeito da importância de uma alimentação mais equilibrada, que traga benefícios para o corpo, a mente e o planeta", afirma.

 

Ele lembra que há 21 anos, quando a primeira loja abriu em Petrópolis (RJ), os clientes eram principalmente  macrobióticos, vegetarianos e outros seguidores da alimentação natural. Atualmente a rede recebe cerca de 60 mil pessoas por dia de diferentes faixas etárias e classes sociais no Brasil e na franquia recém-aberta em Portugal. "É um mundo de consumidores em busca de um estilo de vida mais verde", opina Antunes.

 

A alimentação saudável é uma tendência mundial juntamente com a busca da beleza e do bem-estar e a estação mais quente do ano incentiva o consumo dos produtos naturais, analisa Antunes. Segundo ele, no verão as lojas da Mundo Verde registram aumento de 5% de novos clientes sazonais. "Esta época do ano desperta interesse por estes temas e tem o prodígio de fazer com que o consumidor venha a ser um adepto destes ideais em outras estações", revela. Ele destaca também que a pessoa que começa a consumir produtos naturais no verão e alcança bons resultados, transforma-se em cliente assíduo.

 

O aumento da longevidade no Brasil, as políticas de prevenção de doenças e as campanhas de esclarecimento são alguns fatores enumerados pelo sócio-fundador e diretor da Mundo Verde como responsáveis pela intensa procura por alimentos saudáveis. "É cada vez maior o número de pessoas que buscam uma nova forma de se alimentar, independente de faixa etária, gênero ou classe social", analisa. Segundo Antunes, o perfil do habitual consumidor da rede é aquele que busca qualidade de vida, bem-estar e consumo consciente. "Muito mais do que produtos, esse cliente procura um conceito completo em vida saudável", enfatiza.

 

Outra empresa que atua nesse setor desde 1980 é o Empório Doll, localizado em Florianópolis (SC). De acordo com a subgerente, Fabiana Kausmann, a loja aposta na variedade de itens e oferece mais de 1,2 mil opções de produtos naturais. "As pessoas estão muito preocupadas com a saúde e bem-estar e às vezes nem se importam com o preço", afirma Fabiana.

 

Ela relata que o público-alvo da empresa são pessoas com idade entre 40 a 60 anos, interessadas em produtos que auxiliem na prevenção e tratamento da pressão alta, diabetes e colesterol elevado. A castanha do Pará, o farelo de aveia, utilizado para amenizar índices altos de colesterol, e o chá verde, branco e vermelho são os itens mais procurados na loja, segundo a subgerente da Doll.

 

Fabiana destaca ainda que o mercado da alimentação saudável é crescente. "Para conquistar os clientes, basta ter grande quantidade disponível dos produtos e muita variedade", enfatiza.  Ela explica que durante todo o ano  a loja mantém a mesma média de clientes. "O público que mais freqüenta o empório Dolls se preocupa com a saúde o ano inteiro, não precisa ter um motivo, como o verão", declara.

 

Ofertar mais produtos orgânicos por conta da crescente demanda também é o propósito dos supermercados. O Hippo Supermercados, que no último ano registrou mais R$ 15 milhões com a venda de alimentos naturais, é um deles. “A cada ano percebemos o aumento na busca desses alimentos. A venda de produtos orgânicos há cinco anos não passava de 2% e atualmente representa mais de 50% das vendas do setor. Por isso buscamos sempre fornecedores e parceiros para atender esta demanda”, revela Cristiane Piuco Saqueti, responsável pelo departamento de marketing do supermercado.

 

Cristiane conta que atualmente 80% dos clientes do Hippo dão preferência aos alimentos saudáveis. “No verão intensifica a procura, principalmente por frutas e verduras. Mas a busca pela alimentação saudável é constante o ano inteiro”, afirma. Segundo ela, o supermercado possui uma área de nutrição que sempre está atenta às novidades que surgem no mercado. “O Hippo foi pioneiro na comercialização de alguns produtos naturais, como os alimentos orgânicos, os produtos à base de Quínua, considerado o alimento mais completo do planeta, os produtos à base de yakon, que auxilia no controle da diabetes, a Biomaca, um alimento rico em proteínas e carboidratos, e a linha de frangos Korin, que não utilizam promotores de crescimento e antibióticos”, enumera. 

 

A responsável pelo departamento de marketing do Hippo observa que cada vez mais os clientes do supermercado buscam alimentos que contribuem para uma vida com qualidade. “Por isso apostamos nesse segmento e oferecemos um setor exclusivo para os produtos integrais e funcionais”, conta.


 
Veículo: Revista Empreendedor


Veja também

Pó ganha na embalagem e líquido economiza água

Do ponto de vista ambiental, as dúvidas dos consumidores na hora de escolher entre sabão em pó e de...

Veja mais
P&G e Bombril insistem no sabão líquido

O consumidor brasileiro sempre torceu o nariz para o sabão líquido para roupas. O Omo Líquido, que ...

Veja mais
Pep de leite

A Conab leiloará amanhã 200 milhões de litros de leite por meio do Programa de Escoamento da Produ&...

Veja mais
Citricultor tem poder de barganha menor e encara custo mais elevado

Se as mudanças estruturais e a conjuntura adversa preocupam as indústrias de suco e motivam mudança...

Veja mais
ALL avança 10,8% no volume de cargas

A América Latina Logística (ALL), informou ontem que o seu volume de cargas movimentadas deve crescer 10,8...

Veja mais
Conab leiloa prêmio para escoamento de leite

A Conab vai leiloar amanhã (28) prêmio para escoamento de 200 milhões de litros de leite, provenient...

Veja mais
Algodão vai subir com queda de produção

A maior queda da demanda por algodão das últimas cinco décadas está armando o cenário...

Veja mais
Argentina suspende exportação de trigo e puxa alta da cotação

A Argentina proibiu a exportação de trigo, na tentativa de evitar que os prejuízos da seca cres&cce...

Veja mais
Açúcar Guarani quer elevar capital; usinas buscam opções

Os grandes grupos do setor sucroalcooleiro estão se movimentando para buscar injeção de capital e t...

Veja mais