Como a automação está mudando o jogo no cotidiano do supermercado

Leia em 3min 40s

A tecnologia está levando as operações a novos níveis e continua acelerando as mudanças

 

O burburinho de novidades e soluções em tecnologia continua crescendo e as soluções de automação, que vão desde a inteligência artificial (IA) e a aprendizagem automática, até programas como ChatGPT, estão se consolidando em quase todos os níveis do ciclo de produção e venda de alimentos, tornando-se essenciais para o sucesso do setor supermercadista, tanto hoje como no futuro.

 

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa Incisiv, 83% dos varejistas discutiram a ferramenta de IA em reuniões, o restante disse que a tecnologia será necessária como instrumento competitivo no futuro.

 

Automação de pedidos e previsão do varejo

No início de 2023, a Albertsons Cos. e Afresh Tecnologies concluíram a implementação da plataforma de pedidos e gerenciamento de estoque da Afresh em quase todas as lojas da rede nos Estados Unidos. O sistema baseado em IA permite que as lojas reduzam o desperdício de alimentos e alcancem um frescor superior por meio de previsõesgerenciamento de estoque e operações de loja mais inteligentes, oferecendo aos gerentes de departamento ferramentas de pedidos fáceis de usar, e que conseguem aproveitar os insights em tempo real.

 

A diretora de sustentabilidade e transformação da Albertsons explicou ao Podcast Top Women in Grocery que os pedidos eram tradicionalmente baseados na experiência de quem trabalha em lojas individuais. O uso da tecnologia como a Afresh permitiu que a empresa fizesse pedidos com base na localização, vendas, estoque, sazonalidade, dados históricos e muito mais, economizando tempo dos associados e potencial desperdício de alimentos.

 

Os pedidos preditivos também são utilizados pelo Sam´s Club nos Estados Unidos, e tem sido importante para dimensionar corretamente as suas novas operações. “Em nossos clubes, temos muitos lançamentos e produtos novos. Tradicionalmente, uma pergunta difícil de responder, quanto devo ganhar com isso hoje?”, explica o vice-presidente sênior e diretor de produtos da empresa, Tim Simmons. “No passado, dependíamos de planilhas, fichários e itens imprecisos em suas capacidades preditivas”.

 

Segundo o VP do Sam´s Club americano, eles utilizam a IA e o machine learning, e criaram um aplicativo que orienta o associado, tudo baseado em um algoritmo. Com isso, transformaram o negócio em termos de precisão, simplificando o trabalho dos associados e até criando uma melhor experiência de compra.

 

A IA generativa

A IA generativa e o ChatGPT fizeram grandes avanços no ano passado e estão preparados para se aprofundar mais nas funções básicas do varejo alimentar. A Instacart está entre as primeiras empresas a construir um plug-in para o chatbot de IA desenvolvido pela OpenIA (empresa detentora do ChatGPT), e afirma que a IA e a aprendizagem automática estão no centro de tudo o que faz.

 

A Instacart está usando a IA generativa internamente para facilitar a vida de seus funcionários, como encontrar informações, executar análises e verificar insights, ao mesmo tempo que usa a tecnologia para construir novas experiências de produtos que atendam melhor seus clientes, anunciantes, parceiros varejistas e compradores.

 

O Sam´s Club americano também está aproveitando o poder da IA generativa e da visão computacional para tornar o negócio deles mais eficaz. A empresa está testando largamente a tecnologia, aprendendo e vendo como essa produtividade pode agregar para a empresa. Para o Sam´s Club, está mudando a maneira como eles fazem negócios.

 

Integração e treinamento

Outro ponto importante nas operações do setor supermercadista que a automação está ajudando é na contratação e integração de colaboradores. Uma empresa japonesa com sede em Tóquio, a Ricoh, introduziu uma solução automatizada que ajuda os varejistas a realizar, de forma inteligente, as tarefas administrativas de encontrar e selecionar candidatos para vagas de emprego, bem como treiná-los após a contratação.

 

A empresa descobriu que as soluções de gestão e automação de documentos poderiam reduzir a integração dos funcionários em 400%, de duas semanas para dois dias. Para a empresa, automatizar as tarefas administrativas fará com os varejistas saiam na frente, tirando todas as tarefas administrativas da mesa, ajudando seus funcionários na linha de frente a darem o melhor de si.

 

Fonte: Progressive Grocer


Veja também

As inovações que permearão o varejo alimentar em 2024

Sempre em evolução, o setor precisa ficar atento às perspectivas deste novo ano, como o retail medi...

Veja mais
4 tendências que poderão transformar os supermercados em 2024

Da mídia nas lojas aos movimentos de fusões e aquisições, o varejo de alimentos americano po...

Veja mais
Inovar nos negócios é chave para alcançar todos os tipos de públicos

Estudo aponta que 41% da Geração Z afirmaram que ‘facilidade de compra é um fator e...

Veja mais
Conheça as tendências de comunicação para o varejo alimentar em 2024

O ano está apenas iniciando e vários especialistas em comunicação estão em busca de i...

Veja mais
Orgânicos: os queridinhos da vez

36% dos brasileiros declararam-se consumidores de orgânicos, de acordo com pesquisa realizada A adesão a...

Veja mais
ESG impacta as finanças das empresas no Brasil

Companhias que adotam fortes práticas do conceito estão sendo vistas como investimentos mais atraente...

Veja mais
Linha Standard 100% Sustentável

A versatilidade das embalagens Meiwa é excepcional. Temos mais de duzentas soluções totalmente sust...

Veja mais
Oportunidades de negócios trazidas pela Geração Z

Hábitos de consumo dos jovens forçam o setor supermercadista a criar estratégias de fidelizaç...

Veja mais
Bem Brasil comemora 17 anos no setor alimentício

Fundada em Araxá (MG), em 2006, a companhia celebra grandes feitos em menos de duas décadas: mais de 50% d...

Veja mais