Vantagem da gasolina amplia-se nos postos

Leia em 1min 40s

A vantagem dos proprietários de automóveis em se abastecer com gasolina está predominando no mercado interno. O último levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que em 20 Estados a gasolina é mais vantajosa que o etanol para o bolso do consumidor, de acordo com a coleta de dados realizada até o dia 12.

 

A paridade entre encher o tanque do carro com o álcool e a gasolina é mais vantajosa para o etanol quando seus preços correspondem até a 70% da gasolina.

 

Desde o último trimestre o álcool hidratado vem perdendo força, uma vez que as chuvas estão atrapalhando a colheita de cana na região Centro-Sul do país.

 

Somente os Estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Tocantins seguem em vantagem. No entanto, a paridade é superior a 60% e já se aproxima dos 70%, com exceção do Mato Grosso, que ficou em 57,7%, conforme o levantamento da ANP.

 

A tendência é de que os preços do álcool sigam firmes até o fim da entressafra, afirmou Antonio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar).

 

"Ainda não sabemos como vai ser o comportamento dos preços do álcool, que serão divulgados na sexta-feira", disse Padua. Mas a expectativa é de que os preços fiquem firmes durante a entressafra no Centro-Sul, que vai até março.

 

Com as cotações em alta, os consumidores deixarão de usar etanol hidratado e priorizar a gasolina. Com isso, a expectativa é de que a queda do consumo provoque uma baixa dos preços do etanol no mercado. (MS).

 

A expectativa das usinas é que o estoque de passagem de etanol até final da safra - no começo de abril - fique em 1,1 bilhão de litros. Esse volume é suficiente para abastecer durante 20 dias. As usinas afirmam que com a antecipação da safra da cana para março, a oferta vai subir e não haverá risco de desabastecimento.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Liminar permite farmácia vender remédio em gôndola

A pedido de empresas, Justiça suspendeu os efeitos de três resoluções da Anvisa   Dec...

Veja mais
Lojas do Carrefour abrem 24 horas

Desde quinta-feira, 44 lojas da rede de hipermercados Carrefour funcionam 24 horas. A abertura ininterrupta foi implanta...

Veja mais
Consumo de cafés especiais resiste à crise e avança 15%

   Mesmo com produtos mais caros, o segmento de cafés especiais não sentiu os reflexos da crise ...

Veja mais
Líderes miram a bandeira branca

Combustíveis: Avanço sobre este segmento tem a distribuição de etanol como maior atrativo &...

Veja mais
Camil entra no Chile

Depois de comprar a maior beneficiadora de arroz do Uruguai, em 2007, a brasileira Camil ingressa no mercado chileno com...

Veja mais
Efeito Walmart

Um estudo da revista americana Foreign Policy mostra que a taxa de crescimento de vários países aumentou a...

Veja mais
Ainda restam R$ 500 milhões

Depois da compra da Neo Química por R$ 1,3 bilhão, Hypermarcas mira novas aquisições  ...

Veja mais
A volta da Acer ao Brasil

Segunda maior fabricante de computadores do mundo retorna ao País e promete uma guerra de preços para alca...

Veja mais
Coop comemora venda de Natal

Lançada no começo deste mês, a campanha para impulsionar as vendas de final de ano da Cooperativa de...

Veja mais