Efeito Walmart

Leia em 1min

Um estudo da revista americana Foreign Policy mostra que a taxa de crescimento de vários países aumentou após a chegada do Walmart, a maior rede de varejo do mundo. No México, antes da entrada da rede, a economia evoluía 1,7% ao ano. Nos anos pós-Walmart, o crescimento quase dobrou. Apesar da capacidade da rede para gerar negócios, ela não é o motor de aceleração do PIB dos países onde atua. A coincidência entre sua chegada e taxas maiores de crescimento explica-se pela aptidão da rede de escolher para expansão países em que há potencial de crescimento da classe média

 

Veículo: Revista Exame


Veja também

Consumo de cafés especiais resiste à crise e avança 15%

   Mesmo com produtos mais caros, o segmento de cafés especiais não sentiu os reflexos da crise ...

Veja mais
Líderes miram a bandeira branca

Combustíveis: Avanço sobre este segmento tem a distribuição de etanol como maior atrativo &...

Veja mais
Camil entra no Chile

Depois de comprar a maior beneficiadora de arroz do Uruguai, em 2007, a brasileira Camil ingressa no mercado chileno com...

Veja mais
Ainda restam R$ 500 milhões

Depois da compra da Neo Química por R$ 1,3 bilhão, Hypermarcas mira novas aquisições  ...

Veja mais
A volta da Acer ao Brasil

Segunda maior fabricante de computadores do mundo retorna ao País e promete uma guerra de preços para alca...

Veja mais
Coop comemora venda de Natal

Lançada no começo deste mês, a campanha para impulsionar as vendas de final de ano da Cooperativa de...

Veja mais
A festa dos presentes "úteis"

Consumidor deixará de lado a compra de supérfluos: eletrodomésticos e vestuário na lista de ...

Veja mais
Combate à pirataria é a meta do INPI para o próximo ano

A prioridade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para 2010 é o combate à pirataria, ini...

Veja mais
Varejo prevê alta de 15% na venda de material escolar

Mesmo antes de terminar as vendas de Natal, várias redes de papelaria e supermercado vivem a expectativa da volta...

Veja mais