Consumidores estimam desembolsar até R$ 400 com itens para o período de Carnaval

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O comércio de Manaus espera um crescimento de 5% com as vendas para o Carnaval, segundo a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM). Entre os segmentos que mais se destacam estão os produtos de artigos de festas e vestuários. E consumidores estimam gastar até R$ 400.

 

Para o presidente da Fecomércio, José Roberto Tadros, a expectativa é grande para o crescimento nas vendas de Carnaval, influenciado pelo cenário econômico que está mais otimista. "A nossa perspectiva é que o comércio siga a regra geral, que tenha um crescimento entre 4 a 5%. Levando em consideração ao ano passado que ficamos nessa base, houve o aumento no otimismo de certos preceitos como a redução da inflação, portanto não nos surpreenderia se o aumento fosse maior do que isso", conta.

 

O otimismo também faz parte da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) que prevê um crescimento de 2,5%. "O que esperamos é que o maior número de clubes promova festas. Quando acontece isso se vende mais em relação a decorações, mas isso não significa que o segmento de alimentos e outros setores não vão crescer, ou seja, o período carnavalesco impacta sim no comércio", revela o presidente da CDL, Ralph Assayag.

 

Os lojistas estão animados com o grande número de foliões dos blocos carnavalescos. "A estimativa é que a nossa loja possa crescer mais de 70% em relação ao ano passado, pois o fluxo é intenso aqui", explica a proprietária do Armarinho Manoela, Fátima Brito.

 

Os artigos de festas e fantasias para as crianças também é uma grande pedida neste Carnaval é o que afirma a proprietária do Lilás Festas, Manoela Brito. "Na nossa loja nós esperamos uma movimentação nas vendas de 20%", disse.

Consumidores estimam gastar até R$ 400 com artigos de festas. "Eu acredito que vou gastar R$ 400 com a minha fantasia e do meu namorado", conta a biomédica Maysa Lira.

 

"Eu vou a um open bar e quero está bem produzida. Eu acho um pouco caro, mas pretendo gastar R$ 250 porque são produtos de qualidade", diz a assistente jurídica Maria Siqueira.

 

Blog: Lilian Guedes, presidente da Associação de Bares e Restaurantes

"Os bares que ficam perto de bandas ou que vão promover festas são os que mais se beneficiarão deste crescimento. Já os restaurantes não se favorecem tanto desse período. O Carnaval não é tão bom para os restaurantes. Mas para bares sim, um exemplo é o bar Caldeira que vai promover uma banda que espera 30 mil pessoas. A lucratividade pode ser muito grande pelo número que se espera no local. Geralmente, as pessoas vão para o Carnaval, ao shopping ou viajam. Então, o crescimento no setor favorece mais os bares", é o que explica a Lilian Guedes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Manaus, que menciona que o crescimento já contabiliza os eventos pré-carnavalescos e é impulsionado, principalmente, por estabelecimentos próximos aos locais de festas ou que promovem eventos.

 

Aluguel de carros aumenta 20%

O período de Carnaval pode significar uma oportunidade de aumento no faturamento para as locadoras de automóveis nesse começo de ano. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a expectativa é que a demanda pelo aluguel diário de veículos no Carnaval cresça entre 10% a 20%, especificamente nos principais destinos turísticos do Brasil.

 

"A tendência é que mais brasileiros optem por viajar dentro do próprio país, o que favorece o setor de locação, as locadoras investem constantemente em renovação de frota e em qualidade no atendimento ao cliente", avalia o Presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Miguel Jr.


Fonte: Acrítica - Manaus

 


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