Varejo perde 108,7 mil pontos de venda em 2016

Leia em 1min 10s


Foi o pior resultado desde 2005. De um ano para o outro, número de lojas fechadas no país cresceu quase 7%, segundo aponta o levantamento da CNC.


Em 2016, o comércio brasileiro registrou o fechamento de 108,7 mil lojas - o pior resultado desde 2005, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No ano anterior, 101,9 mil pontos foram fechados, um aumento de quase 7% de um ano para o outro.


“A falta de dinamismo no mercado de trabalho e o crédito mais caro e restrito explicam parte significativa das perdas de vendas nos últimos anos. E o termômetro mais dramático da crise que ainda assola o setor é o número recorde de lojas que fecharam as portas ano passado”, aponta o economista da CNC Fabio Bentes.


De acordo com a CNC, o setor começa a mostrar desaceleração da queda do número de estabelecimentos. De janeiro a junho de 2016, por exemplo, o varejo perdeu 67,6 mil pontos de venda e, no segundo semestre do mesmo ano, o número de lojas fechadas chegou a 41,1 mil.


Na análise dos segmentos, liderou o número de fechamentos os ramos de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-34,8 mil lojas), seguido pelo de lojas de vestuário, calçados e acessórios (-20,6 mil), lojas de materiais de construção (-11,5 mil) e lojas de artigos de uso pessoal e doméstico tais como eletroeletrônicos, joalherias, óticas e utilidades domésticas (-10,5 mil).



Fonte: Portal de Notícias G1


Veja também

Setor estima crescimento nas vendas neste Carnaval

Empresariado de BH está otimista   Enquanto alguns se preparam para o Carnaval pensando em fantasias, m&ua...

Veja mais
Demanda de crédito do consumidor aumenta 0,5%

São Paulo - A demanda do consumidor por crédito cresceu 0,5% em janeiro ante igual  mês do ano ...

Veja mais
Mercado prevê inflação no centro da meta em 2017

 Expectativa dos analistas de mercado para o IPCA deste ano recuou de 4,64% para 4,47% na semana passada; desde 200...

Veja mais
Número de lojas virtuais subiu 30% em 2016

 Só no Estado de São Paulo foram criadas mais de 45 mil empresas com foco nas vendas on-line, e o des...

Veja mais
Heineken anuncia acordo para compra da Brasil Kirin Holding

 Valor da transação é de 664 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 2,2 bilh&otild...

Veja mais
Número de empresas do Brasil exportando pela 1ª vez mais que dobra em 2016

 Maioria das companhias que estrearam no mercado externo realizaram remessas de até US$ 1 milhão, apo...

Veja mais
Na contramão das líderes nacionais, redes do Sul apostam em hipermercados

 Enquanto redes que dependem mais de megacidades, como São Paulo e Rio, investem sobretudo em atacarejos e l...

Veja mais
Renner vê melhor ambiente de crédito

São Paulo - Com a perspectiva de estabilidade na taxa de inadimplência este ano, frente ao ano passado, a v...

Veja mais
Apesar de Copa e Olimpíada, varejo esportivo recua a nível de 2013

Gigantes, como Nike, fecham lojas e reduzem investimento em marketing   RIO - Os dois maiores eventos esportivos ...

Veja mais