Produção de cerveja cai 2,6% em janeiro

Leia em 3min

A produção de cervejas recuou 2,6% no Brasil em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a fabricação de refrigerantes caiu 2,9%, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Apesar da queda, os indicadores surpreenderam positivamente o mercado, já que a base de comparação de janeiro do ano passado era muito alta.

Como em 2013 o Carnaval ocorreu em fevereiro, o mês de janeiro foi o mais forte do ano em produção, com alta de 14% na comparação anual. Por isso, muitos investidores estavam preocupados com uma possível queda de dois dígitos na produção de cervejas, segundo o analista Fernando Ferreira, do Bank of America Merrill Lynch (BofA).

As bases de comparação de fevereiro e março devem ser bem mais "fáceis", já que nesses meses do ano passado houve queda de 2,6% e 13%, respectivamente, na produção de cerveja, lembrou o analista em relatório.

Ferreira afirmou que as temperaturas acima de média em janeiro e a menor incidência de chuvas ajudaram a impulsionar o volume de vendas no mês passado. A previsão do tempo indica que as temperaturas devem continuar altas pelo menos até março, o que deve dar uma boa ajuda para as vendas do setor, concluiu o analista.

Após um ano de 2013 com queda na produção de cervejas no país, especialistas do setor acreditam que há espaço para um avanço nos volumes da bebida. O ambiente para aumento de preços, no entanto, pode ter ficado um pouco mais difícil.

Para o BofA, após a inflação da cerveja ter ficado significativamente acima da média por três anos, é esperado que a líder de vendas Ambev equilibre mais a relação entre volumes e preços.

No ano passado, a inflação da cerveja medida pelo IPCA ficou em 10,1%, acima tanto do índice geral, de 5,9%, quanto do IPCA de alimentos e bebidas, de 8,5%. Em paralelo, o volume vendido do produto no Brasil recuou 2%.

Neste verão, período em que tradicionalmente o preço da cerveja sobe, a Ambev lançou a campanha de marketing "Verão sem aumento", com o objetivo de estimular o aumento do volume. Segundo a empresa, que tem 70% do mercado, a adesão de varejistas à iniciativa ficou acima da expectativa.

Em recente entrevista ao Valor, o diretor de mercado do grupo Petrópolis, Douglas Costa, disse que espera um ano um pouco mais fácil para o setor de cervejas. Ele contou que, até agora, as vendas da dona da Itaipava estão cerca de 10% acima do registrado no mesmo período de 2013. O executivo, no entanto, ainda tem dúvidas se o setor vai apenas recuperar os volumes perdidos no ano passado ou terá fôlego para expansão.

Para o BofA, o mercado de cerveja pode apresentar um crescimento de cerca de 6% em 2014. A base de comparação, no entanto, é fraca. Para o longo prazo, o banco estima que os volumes possam evoluir entre 2% e 3% ao ano.

O J.P. Morgan prevê um aumento de 5% no volume vendido no país este ano, impulsionado pela Copa do Mundo e pelo verão prolongado.

De modo geral, 2014 está trazendo uma injeção de ânimo aos fabricantes. Mas o setor ainda vai precisar convencer o governo a adiar, novamente, o aumento dos impostos federais sobre bebidas frias. A definição sobre o tema sai em abril. Se os números do primeiro trimestre forem muito bons, vai ficar difícil conseguir outra postergação - a última foi em outubro.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vinho gaúcho ganha mercado

O vinho gaúcho segue ganhando espaço na adega dos brasileiros. Os rótulos locais de produtos de mes...

Veja mais
Cervejaria promete linha para agradar às mulheres

A DOM Haus investiu R$ 1 milhão em nova fábrica, em Araquari, que deve ser inaugurada até mar&ccedi...

Veja mais
Fábrica da Coca-Cola será instalada no interior de Minas

Uma fábrica da Coca-Cola será instalada no interior de Minas Gerais pela Uberlândia Refrescos, que j...

Veja mais
Macuca ou Eisenbahn?

Imagem curiosa foi publicada nas redes sociais por um dos integrantes da família que fundou a cervejaria Eisenbah...

Veja mais
Diageo diminui ritmo de expansão

O ritmo de crescimento da Diageo, dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, caiu pela metade no Brasil no segundo semes...

Veja mais
Fábrica da Coca-Cola vai investir R$ 130 milhões em Minas

A construção da nova unidade está prevista para marçoA fabricante da Coca-Cola no interior d...

Veja mais
Durante a Copa, venda de cerveja deve subir 4%

Durante a Copa do Mundo, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho, o consumo de cerveja no Brasil deve reg...

Veja mais
Bebida 'premium' ganha espaço no Brasil

Há alguns anos, a categoria "premium" existia no setor de bebidas basicamente para caracterizar as garrafas de pr...

Veja mais
MillerCoors almeja fãs de destilados com similar a bourbon

Companhia planeja uma cerveja que possui um sabor mais complexo e com mais malta e alusões ao bourbonNa sede da M...

Veja mais