Lacre plástico garante higienização de latas de cervejas

Leia em 3min

Projeto é fruto de parceria entre a Cervejaria Colônia, Braskem e CBE

A Cervejaria Colônia se prepara para lançar no mercado a sua linha de cervejas com lacre plástico, que garante a vedação de latas e mantém a superfície limpa. A solução, desenvolvida pela Companhia Brasileira de Embalagens (CBE) e pela Braskem, chega às gôndolas dos supermercados em agosto.

A superfície da lata permanece igual. A diferença agora é que o lacre plástico vai proporcionar uma proteção da parte superior da embalagem, desde a fabricação até chegar às mãos do cliente final.

Foram dezenas de testes técnicos realizados por institutos brasileiros e franceses até que o produto fosse certificado. Para comprovar que a lata permanece limpa depois de tirado o lacre, ela foi mergulhada em água contaminada e colocada em uma estufa para estimular a proliferação de bactérias. E a higienização se manteve intacta.

O coordenador de embalagens no Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Albertoni Bloisi, explica que a grande inovação foi a de conseguir garantir a limpeza da lata em temperatura ambiente e, ao mesmo tempo, ter o mesmo desempenho na retirada do lacre nas bebidas geladas, quando o dispositivo geralmente fica mais contraído. “Não basta colocar um lacre plástico e pronto. Dedicamos muito tempo para conseguir equilibrar todas as variáveis”, explica.

A solução será aplicada às latas na linha de envase, sem perda de produtividade, após os processos de lavagem e secagem da embalagem. As etapas vão garantir um produto totalmente seguro, limpo e pronto para o consumo em qualquer ocasião, já que a vedação é completa.

A Braskem não criou uma resina específica para esse produto, mas buscou, dentro do seu portfolio, a mais adequada e que também garantisse um menor peso, para que o resultado final fosse um produto mais competitivo. Já a CBE foi a idealizadora do projeto e desenvolveu, com fabricantes nacionais e europeus, a máquina para colocar esse selo.

O principal atributo é a limpeza da lata, garantindo que as pessoas possam beber sem riscos à saúde. Mas, para o Bloisi, existem outras funcionalidades que podem ser trabalhadas pelas áreas de marketing das empresas. “Como o lacre pode ser colorido, as empresas poderão criar versões que combinem com a lata ou fluorescentes”, comenta o coordenador. Além disso, como são termossenssíveis, os lacres podem modificar de cor se a lata estiver quente.

Nesse lançamento da Colônia, o lacre está sendo colocado em cervejas, mas a expectativa da Braskem é que possa ser estendido para qualquer tipo de lata, como de refrigerantes, energéticos, vodka e sucos.

Pesquisas de mercado já apontavam que a ideia de uma lata totalmente protegida era uma necessidade, mas que aguardava a disposição da indústria para produção em larga escala. “Em pesquisas de foco, atestamos que o consumidor deseja, aprova e valoriza uma solução que ofereça segurança no consumo e está disposto, inclusive, a pagar mais por isso se preciso”, comenta o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Embalagens, Jacques Pontes.

O plástico foi escolhido por ser um material flexível e com propriedades herméticas. Mas, outra preocupação das empresas idealizadoras desse projeto foi com a questão da sustentabilidade.

“O plástico é uma matéria-prima muito versátil, que atende a todas as necessidades dessa solução, com a vantagem de ser ecológico e reciclável”, analisa Albertoni Bloisi.

Já estão sendo realizados estudos com o ACV Brasil para a análise do ciclo de vida do lacre, além de fomentar parcerias com cooperativas de catadores, para capacitação de coleta da solução e incentivo para a reciclagem.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Ambev assina protocolo para construir fábrica

A Ambev assinou ontem um protocolo de intenções para a construção de uma fábrica de c...

Veja mais
Diageo trocará executivo-chefe

A companhia de bebidas britânica Diageo informou  ontem (7) que seu executivo-chefe Paul Walsh vai se aposent...

Veja mais
Entrevista com Neville Isdell - Ex-CEO da Coca-Cola

"Nem eu conheço a fórmula secreta da Coca-Cola"O executivo irlandês Neville Isdell já havia m...

Veja mais
Cereser entra em campo com edições especiais de sidra e destilados para a torcida brasileira

  Na Arena Cereser, a empresa lança Sidra Cereser, Vodka Kadov, Kadov Ice e 88 Old Cesar com rótulos...

Veja mais
Ambev vai construir fábrica em Uberlândia

Investimento será de R$ 550 mi.A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) formalizou o investimento de R$...

Veja mais
Produção de vinhos desponta em Minas

No segundo semestre deste ano, produtores mineiros vão lançar três novas marcas de vinhos finos, sen...

Veja mais
Tial investe R$ 5 milhões e triplica sua capacidade

Em três meses, produção já saltou de 2 mi para 3 mi de litros por mês.Com faturamento d...

Veja mais
Aporte de R$ 2 mi garante água para Bela Ischia

A Bela Ischia, importante indústria de sucos concentrados do Sudeste, com sede em Astolfo Dutra, na Zona da Mata,...

Veja mais
Profana ganha prêmio em concurso estadual

A moda das cervejas artesanais parece mesmo ter caído nas graças dos jovens nas grandes cidades e vem gera...

Veja mais