Coop implanta nova ferramenta para reduzir perdas

Leia em 2min 50s


Como forma de reduzir ainda mais seu índice de perdas - hoje 1,65% - enquanto o setor supermercadista apresenta uma média de 1,96% - a Coop - Cooperativa de Consumo tem investido de forma constante para combater e identificar suas perdas. Uma nova arma tecnológica, ainda em fase experimental, está sendo testada em três unidades na tentativa de diminuir a estatística de perdas não identificadas. Trata-se de um programa de monitoramento da frente de caixa, baseado em ações de inteligência relacionadas a vídeos, que permite acompanhar a distância e em tempo real as movimentações realizadas no PDV.

Dependendo dos resultados experimentais, a ferramenta - que conta ainda com outros recursos - será implantada nas demais unidades da rede, segundo adianta Vanessa Augusto Urbieta da Silva, coordenadora de prevenção de perdas, área comandada pelo gerente de riscos e prevenção de perdas da Coop, Antonio Guilherme.
Do total de perdas da Coop em 2016, um pouco mais da metade (56%) refere-se à perda identificada, gerada por quebras operacionais, como estoque elevado, produtos vencidos, avarias em mercadorias e outros fatores. Os 44% restantes enquadram os prejuízos não identificados, que podem ser divergências entre o estoque físico e eletrônico e furtos externos e internos. "Daí a necessidade de ter o sistema de monitoramento como aliado, já que 30% das perdas não identificadas são registradas no PDV", explica Vanessa.

A tecnologia ajuda, e muito, mas não dispensa a visita in loco para verificar se todos os procedimentos estão sendo cumpridos à risca. Para tanto, a equipe interna de prevenção de perdas, em conjunto com representantes de outros departamentos, promove blitz mensais nos pontos de distribuição da rede. Da área de recebimento de mercadoria à frente de caixa, nenhum detalhe foge aos olhares. Entre tantas tarefas a checar, está à verificação do nível de estoque, a análise da temperatura dos balcões frigoríficos e se o processo PVPS (primeiro produto que vence e o primeiro que sai) está sendo praticado, além de outras auditorias.

Assim como o mercado geral, o maior desafio da Cooperativa está em melhorar os índices de perdas nas categorias de perecíveis, frios e laticínios e de cerveja. Suas estatísticas de quebras por categoria, porém, estão bem menores em relação ao segmento supermercadista. Para efeito de comparação, na perfumaria é de 1.04%, contra a média de 1.47% do mercado, resultado garantido por conta da ação de etiquetas antifurto e de monitores de autovisualização.

No açougue, a readequação dos dias de estoque foi decisiva para a rede reduzir a perda para 2,87%, índice bem abaixo dos 3,72% do mercado. Outro setor que apresenta estatística inferior é o de padaria, com 4,74% contra 5,17% do mercado.

Sobre a Coop

Atualmente, a Coop é considerada a maior Cooperativa de Consumo da América Latina e está em 7º lugar no ranking dos maiores supermercados no Estado de São Paulo de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
A Coop tem hoje 1,7 milhão de cooperados sendo 755 mil ativos, mais de 5,9 mil colaboradores diretos, 29 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí -, além de três postos de combustíveis e 11 drogarias de rua.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Coop


Veja também

Frente Parlamentar CSE debate projetos para o setor de comércio e serviços

      A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreende...

Veja mais
Frente Parlamentar CSE debate agenda para 2017

  Parlamentares e empresários começam o ano falando sobre a necessidade de priorizar temas como a mo...

Veja mais
Coop lança campanha de carnaval e projeta aumento de até 10% nas vendas

A Coop – Cooperativa de Consumo disponibilizará até 28 de fevereiro em toda a sua rede de lojas, a t...

Veja mais
ABRAS participa de reuniões na sede do MAPA

Reunião com executivos do DIPOA sobre a ENS     Reunião sobre a Campanha Naci...

Veja mais
Supermercados brasileiros fecham 2016 em alta

Os supermercados brasileiros fecharam 2016 com alta de 1,58% nas vendas em comparação com o mesmo per&iacu...

Veja mais
Supermercados têm alta nas vendas mesmo na crise

EM MS No Estado negócios avançaram 1,5% em 2016 Depois de enfrentar o fechamento de pelo menos cinco uni...

Veja mais
ABRAS participa de workshop de sustentabilidade na sede da AGOS

João Bosco, superintendente da AGOS (foto: Yuri Lopes) Márcio Milan, superintendente da ABRAS...

Veja mais
Tic Tac aposta nas tentações da maçã verde em seu novo sabor

A comunicação deste lançamento foi inspirada em toda a simbologia da famosa história de Ad&a...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 1,58% em 2016

Para o ano de 2017, a previsão de crescimento é de 1,3%, segundo a Associação Brasileira de ...

Veja mais