Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

18/01/2017 17:23 - ABRAS participa de reunião no MAPA sobre a rastreabilidade na produção de alimento


      

 

 

O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, participou de reunião, ontem (17/1), em Brasília, com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para estruturar o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as partes em 2012, que tem o objetivo de fomentar a produção de alimentos seguros no País, com base nas Normas Técnicas Específicas (NTE) da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil).

 

De acordo com o coordenador de Produção Integrada Agropecuária da Secretaria de Mobilidade e Cooperativismo do MAPA, Helinton Rocha, a cooperação entre o governo e o setor deverá expandir o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) da ABRAS, que foi criado em 2012 com o objetivo de verificar se os alimentos comercializados pelos supermercados apresentam agrotóxicos dentro dos limites estabelecidos pela Anvisa.

 

"O RAMA é um programa que tem a finalidade de controlar os defensivos agrícolas ministrados nos produtos, e de uma forma colaborativa e participativa, com a adesão voluntária dos supermercados. Hoje, mais de 20% do FLV do País são rastreados. Com a parceria com o MAPA para a produção integrada, pretendemos incluir todos os envolvidos na produção de frutas, verduras e legumes no programa, até mesmo fabricantes de defensivos", destaca o superintendente da ABRAS, Marcio Milan.

 

Além do MAPA e da ABRAS, da reunião participaram também representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Viçosa (MG) e da Associação Brasileira de Automação (GS1). O próximo encontro já está agendado para o dia 23/2, em São Paulo, onde será formalizado um Termo de Cooperação na melhoria da cadeia de FLV entre o MAPA, ABRAS, Embrapa e GS1 Brasil.


PI Brasil
A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária. Na Europa, mais de 90% das frutas, legumes e verduras são produzidos no sistema integrado.

 

Balanço Anual RAMA
Durante a reunião, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou a participação no evento de divulgação do Balanço Anual do RAMA, que será realizado pela ABRAS no dia 22 de fevereiro, a partir das 9h30, no Roof Top 5, em São Paulo.
Na oportunidade, representantes do MAPA farão uma apresentação sobre produção integrada e cadeia produtiva de FLV.

 


Redação Portal ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

26/07/2017 19:46 - UNECS se reúne em Brasília para planejar ações para os próximos anos
24/07/2017 14:43 - Com aumento de impostos produtos devem ficar mais caros
24/07/2017 14:41 - CNT: aumento de imposto sobre diesel elevará preços para população
24/07/2017 14:39 - Com aumento de impostos sobre combustíveis, outros produtos devem ficar mais caros
24/07/2017 14:38 - Preço do frete deve subir de 2,5% a 4% com aumento de impostos sobre diesel
24/07/2017 14:36 - Com aumento de impostos sobre combustíveis, outros produtos devem ficar mais caros
24/07/2017 14:35 - Alta do diesel vai deixar comida mais cara, diz entidade
24/07/2017 14:34 - Alta do diesel vai deixar comida mais cara, diz entidade
24/07/2017 14:33 - Alta do diesel vai deixar comida mais cara, diz entidade
24/07/2017 14:32 - Preço do frete deve subir de 2,5% a 4% com aumento do diesel

Veja mais >>>