(418)
SuperHiper
Última Edição
Redação
Equipe comercial
Assine
Edições Anteriores
Pesquisa Líderes de Vendas
Publicidade
» Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Artigo: Nova rede surgindo na Bósnia 14/09/2020 às 18h

*Antonio Carlos Ascar


Bósnia e Herzegovina é um país localizado na península balcânica, que pertencia a antiga Iugoslávia, cuja capital Sarajevo se iniciou a primeira guerra mundial, em 1914. É um país bem servido de redes de alimentação como, Mercator, Bingo, Robot, Konzum, Belamionix, Amko Komerke, Kozum entre tantos outros. (nomes bem complicados).


Agora uma nova cadeia de supermercados, lançada pelo retalhista local Tropic, iniciou sua operação no país. O varejista Tropic já havia comprado 39 lojas Maxi e Tempo da holandesa Delhaize, em 2014. Agora está desenvolvendo esta nova rede. A bandeira é Crvena Jabuka Market e abriu sua primeira loja num shopping center o Kakanj's Real, no local onde a rede croata Kozum operava anteriormente uma loja.


O novo supermercado está espalhado por uma área de mais de 2 mil metros quadrados e oferece uma variedade de mais de 15 mil itens. Os clientes também têm a opção de saborear cerca de 50 pratos diferentes prontos para o consumo (ready-to-eat) diariamente.

 

Segundo a Tropic, a ideia é oferecer aos consumidores um ambiente que combine a experiência de visitar um supermercado, um mercado tradicional e um restaurante. Gente, estamos falando, de novo, do recente formato americano Grocerant, uma mistura de Grocery e Restaurant.


Olhem que ideia interessante. Um programa de fidelidade do cliente oferecerá aos aposentados 10% de desconto em suas compras de supermercado toda segunda-feira.


De acordo com os dados mais recentes, a Tropic já está operando 56 lojas na Bósnia e Herzegovina, incluindo as 39 lojas que comprou da belga Delhaize após sua saída do mercado. Mas continua com fome. No ano passado, a Tropic anunciou que estava interessada em assumir as operações locais da cadeia de varejo eslovena, Mercator. Informações dizem que as negociações ainda estão em andamento.


Conheça outras redes do país:


Amko Komerc 84

Lojas Klas 51

Bingo 189

Kort 35

Best Travnik 59

Mercator 82

FIS 15

Namex 27


Obs: O país não é tão complicado, mas a língua!!!!!

 

 

Fonte: The European Supermarket Magazine

 

 

*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br.



Clique aqui e confira o dicionário do setor.



Últimas

» Artigo: Nova rede surgindo na Bósnia 14 de Setembro 2020, às 18h
» Artigo: Alemanha, país dos supermercados barateiros 15 de Julho 2020, às 13h
» Artigo: Fooby, um upgrade da Coop 23 de Abril 2020, às 11h
» Artigo: Previsões para 2020 e além 07 de Janeiro 2020, às 12h
» Artigo: O tal do 06 de Dezembro 2019, às 12h
» Artigo: Última geração da Albertsons em funcionamento 25 de Setembro 2019, às 13h
» Artigo: Jungle Jim’s International Market 23 de Julho 2019, às 13h
» Artigo: Pretensão exagerada? 31 de Maio 2019, às 13h
» Artigo: Aldi no país berço do supermercado 02 de Abril 2019, às 13h
» Artigo: Carrefour se reinventando 28 de Janeiro 2019, às 13h

Ver mais »