RESULTADOS

Acompanhe os indicadores do Programa RAMA semestralmente. Balanço Semestral RAMA 2019 Balanço Anual RAMA 2018 Balanço Anual RAMA 2017 Balanço Semestral RAMA 2017

 

PONTO DE SITUAÇÃO DO PROGRAMA

No ano de 2011 o Estado de Santa Catarina, através da Associação Catarinense de Supermercados, a ACATS, foi o precursor na implantação do Programa RAMA. A ACATS, percebendo a oportunidade de posicionar-se junto à sociedade com uma ação efetiva orientada à qualidade, rapidamente convocou seus associados a participarem. Nos anos seguintes as Associações do Rio Grande do Norte (ASSURN), de Sergipe (ASES) e a Empresa Carrefour através da ABRAS, iniciaram a implementação do RAMA junto a produtores, distribuidores e supermercados. Neste período também foram firmados acordos de parcerias com o propósito de atuação no desenvolvimento conjunto entre as Associações Estaduais de Supermercados, Secretaria da Agricultura, Vigilância Sanitária e Órgãos Extensionistas. Pelo Programa RAMA, também é realizada uma auditoria de rastreabilidade para avaliação e orientação de processo de identificação dos alimentos. Estas ações, ordenadas e consistentes, potencializam a capacidade da cadeia produtiva em melhorar seu desempenho com indicadores simples, mas impactantes para positivar a qualidade.

DESAFIOS

O Programa RAMA completou em 2017, seis anos de aplicação prática, com reuniões, visitas, treinamentos e integração entre a cadeia de suprimento. O maior desafio do Programa RAMA é, efetivamente, contribuir para a melhoria da Conformidade dos Alimentos referente a contaminação por resíduos de agrotóxicos. Este foi e continua sendo o propósito do atual trabalho. Neste sentido, como segundo desafio e complementar a conformidade, temos a necessidade de aumentar o número de participantes para garantir uma cobertura consistente em território nacional. A presença nos grandes centros de distribuição de alimentos, proporcionará uma avaliação mais segura e ampla sobre a qualidade das frutas, legumes e verduras disponibilizadas ao consumidor.