2018

Logo Convenção ABRAS

A receita dos produtos vencedores

Prêmio Lançamento do Ano revelou quais foram os produtos lançados em 2016 mais inovadores e relevantes para o varejo, segundo os próprios supermercadistas, e apontou que características têm em comum

Milhares de novos produtos chegam às gôndolas a cada ano e, para prestigiar as inovações mais bem avaliadas pelos varejistas, a revista SuperHiper oferece o Prêmio Lançamento do Ano, que acaba de chegar à sua 40ª edição. Os mais recentes vencedores foram anunciados e premiados com troféu no dia 8 de novembro, durante almoço realizado na sede da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo (SP). 

Neste ano, a premiação, organizada em parceria com a GfK Brasil, contemplou nove categorias comercializadas pelo autosserviço, bem como a melhor campanha promocional. O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, destacou em seu discurso de abertura que o sucesso de um lançamento no mercado exige muita criatividade, pesquisas, análises e o envolvimento de muitas pessoas. 

Mesmo assim, conforme observou, nem sempre a mobilização é suficiente para manter o produto nas gôndolas. “Muitos itens que são lançados ao longo do ano não sobrevivem e saem de linha pouco tempo depois. Por isso, os lançamentos, que se consolidam e ainda são vistos como destaque pelo varejo, são vitoriosos e merecem este reconhecimento”, declarou o presidente.

Na sequência, o diretor de Relacionamento com o Varejo da GfK Brasil, Marco Aurélio Lima, explicou a metodologia da pesquisa (veja a seguir) e falou dos atributos indispensáveis para que o lançamento seja premiado. Os escolhidos saíram de um universo de 500 lançamentos. 

“Entre os atributos que os produtos precisam ter é possível destacar segurança à saúde do consumidor e respeito ao meio ambiente. Porém, também identificamos outro traço comum à maioria deles: a geração de bem-estar ao consumidor, o caráter de autogratificação, proporcionando, geralmente, liberdade, economia de tempo e dinheiro”, esclareceu Lima.

De acordo com a diretora de Inovação da GfK, Eliana Lemos, que coordenou este levantamento, os produtos vencedores do Prêmio Lançamento do Ano, historicamente, oferecem, pelo menos, um destes benefícios aos clientes. “Mas há itens que possuem mais de uma dessas características”, lembrou a especialista. “Essa análise nos ajuda a visualizar, com bastante clareza, o que os consumidores estão buscando e para onde a indústria está caminhando.”

Clique aqui e leia a matéria na íntegra