2017

Logo Convenção ABRAS

Alinhados às tendências

A 39ª edição do Prêmio Lançamento do ano agraciou as fabricantes de produtos inovadores eleitos por supermercadistas de Norte a Sul do País

No dia 30 de novembro, nove produtos e uma campanha promocional foram contemplados na 39a edição do prêmio Lançamento do Ano 2016, em evento realizado na sede da Abras, em São Paulo. Realizado pela GfK Brasil em parceria com a revista SuperHiper, os vencedores são produtos eleitos por supermercadistas de Norte a Sul do País, que avaliam critérios como inovação, benefícios gerados para o consumidor e para a loja, entre outros (veja metodologia).

Neste ano, os representantes das empresas fabricantes foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da Abras e presidente eleito da entidade para o biênio 2017-2018, João Sanzovo Neto, que destacou a importância da união entre varejo e fornecedor nos momentos difíceis de crise como os vivenciados, mas também para a retomada do crescimento da economia, dos investimentos. 

"Parabenizo os vencedores por apostarem e investirem na inovação e no acompanhamento das tendências" destacou. Durante o evento, o coordenador da pesquisa e diretor da GfK Brasil, Marco Aurélio Cordeiro Lima, mostrou quais os critérios para um produto ser considerado Lançamento do Ano e destacou o quanto os produtos vencedores estão alinhados aos anseios dos consumidores.

Segundo ele, a GfK chegou a cinco macrotemas relacionados aos comportamentos humanos atualmente e mapeou tendências inseridas neles, como:

Prevenção: este tema traz duas tendências, a da busca pela sensação de bem-estar e de segurança e proteção em todos os aspectos

Consciência: amplia-se as tendências de consumo consciente e da necessidade de ser um ecocidadão

Eu-ismo: foco na tendência em fortalecer individualidade, identidade, e em ter experiências e em influenciar, por exemplo, com movimentos engajados.

Expectativas: busca pela redefinição de valores, pela simplificação e satisfação

Casa sempre: valorização do lar como refúgio e reflexo de quem sou.

Com base nisso, Lima reforçou o quanto cada produto eleito pelos supermercadista pode refletir os anseios e as mudanças de comportamento da sociedade. 

Clique  aqui e leia a matéria na íntegra