2020

Um setor conectado contra as perdas

A luta contra as perdas é uma bandeira permanente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e uma das ferramentas utilizadas pela entidade para compartilhar conhecimento com o setor é o Fórum de Prevenção de Perdas nos Supermercados, evento que já faz parte da agenda dos gestores do autosserviço e dos profissionais da área de prevenção de perdas.

Em sua oitava edição, o encontro aconteceu no dia 22 de julho, em formato virtual, e foi acompanhado por 2.722 pessoas. Conduzido pelo superintendente da Abras, Marcio Milan, o fórum contou com a tradicional participação de supermercadistas e fornecedores, que defenderam a importância de se reforçar, cada vez mais, o caráter estratégico da área de prevenção de perdas com o objetivo de melhorar os resultados do setor. Na ocasião, foram apresentados cases de companhias varejistas que vêm colhendo bons resultados graças às ações de prevenção implementadas e, também, soluções tecnológicas de fornecedores voltadas à essa finalidade.

Um dos destaques do evento foi a apresentação da 20a Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, que mostrou que as perdas no autosserviço somaram R$ 6,9 bilhões no ano passado, total que representa 1,82% do faturamento bruto do setor (veja matéria completa a seguir). A pesquisa — a única que mapeia o universo das perdas no autosserviço nacional — é realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras e coordenada pelo Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da entidade. A apresentação da sua mais recente edição foi feita por Gernaldo Gomes, coordenador do comitê, e Carlos Eduardo Peruzzi, que esteve à frente do grupo no último biênio.

Prevenção não é gasto

O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ao abrir o fórum e dar as boas-vindas aos participantes, destacou a importância da área de prevenção de perdas para o setor. “Para quem é empresário e precisa lidar, diariamente, com inúmeros desafios para empreender no Brasil, evitar qualquer prejuízo é muito significativo. A Abras, desde seu surgimento, se empenha na construção de um setor mais forte e produtivo. Diminuir as perdas das lojas está entre nossas prioridades.”

Sanzovo falou, ainda, do trabalho do Comitê Abras de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos e de sua importância. “Por meio do Comitê, buscamos identificar problemas em comum entre as redes e estudar as melhores ações e soluções. Somente um trabalho em conjunto de todo o setor pode auxiliar na diminuição dos prejuízos que, anualmente, afetam nossas lojas e impactam diretamente nos nossos resultados. Prevenir perdas não é gasto, mas, sim, investimento”, lembrou o presidente da Abras. Em complemento, Carlos Eduardo Peruzzi salientou que, mais do que tecnologia, as empresas varejistas precisam contar com profissionais de prevenção de perdas preparados, principalmente para blindar seu lucro, que é um dos principais objetivos e visibilidade da área de prevenção de perdas junto às diretorias e proporcionou um amadurecimento do comitê”, declarou o superintendente da Abras, Marcio Milan. “Agradecemos e o homenageamos pela excelente gestão”, reconheceu Milan.

Carlos Eduardo Peruzzi agradeceu a homenagem, lembrando que quando se pretende atacar as causas das perdas nas empresas não há espaço para erros. “Fico muito feliz com o trabalho que realizamos, porque esse é o DNA do nosso comitê. Agradeço a todos os membros, especialmente pela oportunidade que tivemos de trocar aprendizados. Agradeço a lealdade, a seriedade, a doação do tempo e, principalmente, do conhecimento. Foi um período de aprendizado e conhecimento, tanto pessoal como profissional. E, com alegria, eu passo o bastão de coordenador ao meu amigo Gernaldo Gomes”, comunicou. Parabenizando Peruzzi pelo excelente trabalho à frente do comitê, Gomes destacou a satisfação pelo desafio assumido. “Fico muito feliz, porque o comitê é um time formado por pessoas muito competentes e é muito bom que a gente consiga compartilhar nossas experiências e apresentar bons resultados e lucro, que é o que toda empresa espera, reduzindo desperdícios”, declarou Gomes.

Palete eficiente e seguro

Outra ferramenta da Abras que muito ajuda na prevenção das perdas nos supermercados e ao longo de toda a cadeia de abastecimento, é o Palete PBR. Na abertura do fórum, Roger Becker, CEO da VollTrix, empresa responsável pela gestão técnica do produto, reforçou os benefícios da mais recente versão do Palete PBR, apresentada ao mercado há pouco mais de um ano. Ele destacou que a reestruturação realizada tornou o produto muito mais sustentável e mais leve, sem perder sua capacidade de carga.

“O Palete PBR tem eficiência garantida dentro dos padrões que existiam antes e, comercialmente, está muito mais competitivo”, explicou Becker. Ele pediu atenção especial para que empresas supermercadistas deem preferência pelo Palete PBR, que entre as vantagens, oferece diminuição de custos com manutenção, menos reposição, diminui espaços para segregação, minimiza os descartes desnecessários, diminui riscos com a segurança do trabalhador e clientes e também reduz a necessidade de transbordo de mercadorias.

Acesse aqui o evento completo (39 MB)