Dados Gerais

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Um setor forte na economia brasileira

Em 2022, o varejo alimentar mostrou seu dinamismo e sua representação na sociedade brasileira, com a consolidação e o protagonismo no abastecimento dos lares em todo o País

O setor supermercadista mostrou neste último ano a sua força e o seu poder de impulsionar a economia brasileira. Principal canal de abastecimento dos lares, o varejo alimentar apresentou, em 2022, mais um ano de crescimento, como foi retratado na 46ª edição do estudo do Ranking ABRAS, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS e com base no estudo Estrutura do Varejo da NielsenIQ. Com exclusividade, SuperHiper irá mostrar os dados oficiais do autosserviço brasileiro.

Em 2022, o setor supermercadista alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões em faturamento, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e e-commerce). O resultado registrado no ano passado representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Um desempenho obtido a partir da operação de um universo de estabelecimentos que também cresceu, chegando a um total de 94.706 lojas. Observamos que, em 2022, as redes supermercadistas se empenharam em expandir seus negócios, seja por abertura de novas lojas ou aquisição de outras, mas com o objetivo de trazer mais ofertas de pontos de venda disponíveis para a população brasileira. Apesar do cenário incerto, o autosserviço mostrou a sua importância na economia brasileira, ampliando a capilaridade e a sua força em todo o território nacional.

Esta força do setor é demonstrada também na geração de empregos, já que o setor é reconhecido como um dos maiores empregadores do País. O varejo alimentar contabilizou em 2022 um efetivo profissional de 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos. É importante destacar também que o setor possui, atualmente, 245,4 mil check-outs espalhados pelas 94.706 lojas e por onde passam 28 milhões de consumidores diariamente.

Durante a apresentação do Ranking ABRAS 2023 e da homenagem às 30 maiores empresas supermercadistas brasileiras, que aconteceu durante o terceiro dia do Smart Market ABRAS, o presidente da ABRAS, João Galassi, ressaltou a escalada contínua do varejo alimentar no Brasil. “Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente.”

Vale ressaltar que neste ano a pesquisa teve um crescimento de 1,7% de empresas participantes, ou seja, foram mais 21 empresas. Em 2022 foram 1.226 respondentes, e neste ano foram 1.247 empresas que participaram do estudo, com um faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões.

A pesquisa, este ano, contemplou as mesmas 849 empresas respondentes do ano passado, com isso, obtivemos uma alta consistência de resultados. Em 2022, tivemos uma alta de 20,9% de faturamento, de R$ 404 bilhões (2021) para R$ 486 bilhões (2022); 7,3% de aumento em quantidade de lojas, de 8.417 (2021) para 9.031 (2022); um aumento de 3,8% de funcionários, ou seja, de 781 mil (2021) para 811 mil (2022); e uma alta de 10,1% de check-outs, que passou de 71 mil (2021) para 78 mil check-outs (2022).

Importante lembrar que os dados gerais de faturamento e de lojas foram atualizados pela NielsenIQ, contemplando todos os canais de distribuição dos supermercados, ou seja, estes indicadores abrangem os números do canal atacarejo, mostrando a sua consolidação e preferência de compra por parte do consumidor, ampliando a sua presença no território nacional. A cada ano, a ABRAS se empenha em aprimorar e acompanhar as frequentes mudanças do setor e registrando a realidade do varejo alimentar.

Confira aqui a pesquisa na íntegra