Pesquisa Sazonal

Verão

2022

Vem chegando o Verão

A temporada do verão 2022/23 só vai começar em 21 de dezembro, mas em julho a Cervejaria Dom Haus iniciou a estocagem de garrafas. Isso porque, neste ano, a estação mais quente do ano promete elevar ainda mais os termômetros de vendas da indústria e do varejo.

Paralelamente ao aumento das temperaturas, que tradicionalmente elevam a procura por categorias como água mineral, cervejas, inseticidas e repelentes, a realização da Copa do Mundo da Fifa 2022, a partir deste mês, e uma retomada mais intensa de festas com grande público e de confraternizações, nos últimos três meses do ano diante do arrefecimento da pandemia, devem reforçar o consumo das cha- madas categorias sazonais.

Se antes mesmo da chegada do verão o gerenciamento e o controle de estoques, tanto na indústria quanto para o varejo, já são determinantes para evitar perdas e ruptura, a sazonalidade reforça a importância dessas ações, uma vez que a maior demanda por alguns produtos amplia a chance de falhas nos processos de abastecimento e na operação das lojas. Vale lembrar que, durante o período, a maior parte das lojas tem um aumento no fluxo de clientes, o que traz simultaneamente oportunidades e desafios.

“Avaliar o giro de estoque de cada mercadoria quais itens entram e saem mais rápido e mais devagar e observar as tendências da sazonalidade são fundamentais para estruturar o planejamento de compras para a reposição do estoque. Além disso, uma boa gestão de estoque prevê uma armazenagem inteligente e otimizada”, afirma Marcelo Consentino, vice-presidente de negócios para segmentos da Totvs.

Outro ponto de atenção é ter um processo de planogramação eficiente, ou seja, disponibilizar e organizar os produtos nas gôndolas de forma estratégica. Não se trata apenas de estratégia de marketing, mas também de adequar a disposição dos produtos para evitar perdas e facilitar a operação. “Colocar os produtos com maior fluxo de vendas mais próximos da saída da loja agiliza a reposição. A estratégia ‘o primeiro que entra é o primeiro que sai [PEPS]’, que prioriza o posicionamento de itens cuja validade expira mais rápido evita perdas.”

Para o executivo, os pontos de contato com o cliente requerem maior atenção, mas a rentabilidade do negó- cio não se restringe apenas às vendas, por isso o registro dos produtos e o monitoramento do estoque, a fim de manter a contagem e o inventário sempre atualizados, evitam que os produtos fiquem lá parados ou a ocor- rência de perdas por má gestão. “Em paralelo, é importante pensar na capa- citação da equipe que precisa enten- der como a operação funciona de ponta a ponta. Assim, o colaborador sabe quais são as ações que precisam ser tomadas e quando agir. Isso também vale para o processo como um todo: é essencial que as áreas se comuniquem para garantir alinhamento de informa- ções e tomadas de decisões efetivas e baseadas em dados atualizados.”

Segundo Edgar Galbiatti, gerente de Marketing da Minalba Brasil, dentre os tantos aspectos considerados essenciais na gestão de estoques e que trazem aprendizado mútuo entre a indústria e o varejo, destacam-se: o uso crescente de soluções tecnológicas como o sistema WMS (Warehouse Management System); o estreitamento de ações colaborativas entre todos os agen- tes da cadeia de abastecimento voltados à troca de informações e tomada de decisões quanto a níveis de estoques e estratégias de abastecimento e, finalmente, a adoção de técnicas de Lean Manufacturing e Lean Logistics. Em linhas gerais, a logística Lean possui como objetivo aumentar a performance de toda a empresa por meio da aplicação de ferramentas enxutas para o combate de desperdícios em suas operações logísticas.

“Desde a gestão de compras até a saída do produto com cliente, as soluções tecnológicas tornam a operação mais eficiente e otimizada. Especificamente sobre temporada de verão e sazonalidades, é importante que sistemas como ERP [Enterprise Resource Planning] e WMS sejam inteligentes a “Desde a gestão de compras até a saída do produto com cliente, as soluções tecnológicas tornam a operação mais eficiente e otimizada. Especificamente sobre temporada de verão e sazonalidades, é importante que sistemas como ERP [Enterprise Resource Planning] e WMS sejam inteligentes a ponto de proporcionar melhor visão da operação. Temos um amplo portfólio de soluções para supermercados com destaque para o Totvs Varejo Supermercados – Linha Consinco”, afirma Consentino. ponto de proporcionar melhor visão da operação. Temos um amplo portfólio de soluções para supermercados com destaque para o Totvs Varejo Supermercados – Linha Consinco”, afirma Consentino.

Separamos mais dicas e boas práticas de gestão e controle de estoque adotadas por fornecedores e redes supermercadistas para o verão:

Confira a pesquisa na íntegra.