Anvisa amplia transparência em julgamento de recursos

Leia em 3min 20s

A partir do próximo dia 30 de janeiro, os recursos das áreas de inspeção, saneantes, tabaco, toxicologia e produtos para saúde passarão, a ser apreciados em Reunião Pública da Diretoria Colegiada da Anvisa. Com isso a Agência completa o processo de análise de recursos administrativos das áreas de registro e inspeção de forma pública, em reunião aberta e com transmissão on-line pelo portal da Agência. O processo será semelhante ao que já ocorre no julgamento de recursos de outras áreas, como alimentos, medicamentos e cosméticos.

 

Outra novidade é que a Diretoria Colegiada vai apreciar os recursos com pedido de sigilo logo após o encerramento da Reunião Pública, sempre que houver possibilidade de tempo. Pela Portaria 616/12, que define o funcionamento das reuniões da diretoria, os interessados em recursos pautados para a Reunião Pública podem requerer a sustentação oral durante a reunião ou ainda a apreciação do assunto em sigilo, desde que justifiquem. Isso porque uma série de temas relacionados aos recursos podem tratar de informações de interesse comercial ou de segredo industrial.


A pauta da Reunião Pública é divulgada com pelo menos cinco dias úteis de antecedência da data da reunião. Os pedidos de sustentação oral ou de apreciação em sigilo devem ser encaminhados em até dois dias úteis do horário previsto para o início da reunião para o e-mail dicolpublica@anvisa.gov.br.

 

Sorteio de Relatores


Pelo portal da Anvisa as empresas com recursos na Agência também podem acompanhar a distribuição dos recursos para a análise dos diretores. Pela regra atual, os recursos são distribuídos por sorteio e a lista de distribuição é publicada pela Anvisa. Para consultar basta ter em mãos o número do expediente do recurso.


Consulte  Agenda das Reuniões Públicas, pautas, atas e distribuição de relatorias de recursos.


Acesse a Portaria 616/12.


Conheça as regras de funcionamento e participação nas Reuniões Públicas


• A reunião é transmitida pela internet, em link que disponibilizado no portal da Anvisa - www.anvisa.gov.br. Para assistir à reunião na sede da Anvisa ou via internet não é necessário fazer inscrição.
• De acordo com o Art. 12º Portaria nº616/2012 o juridicamente interessado em processo administrativo objeto da pauta de julgamento poderá requerer sustentação oral ou manifestação, por meio de pedido dirigido previamente à Secretaria da Diretoria Colegiada, através de endereço eletrônico dicolpublica@anvisa.gov.br disponibilizado para esse fim, até dois dias úteis do horário previsto para início da reunião.
• O Art. 12 da Portaria 616/2012 determina ainda que as solicitações de julgamento em sigilo deverão ser motivadas e encaminhadas à Secretaria da Diretoria Colegiada.
• Os requerimentos de apreciação em Sigilo, de sustentação oral e de manifestação deverão ser encaminhados até dois dias úteis do horário previsto para início da reunião para o e-mail: dicolpublica@anvisa.gov.br. Os pedidos devem especificar o item da pauta a que se referem e o nome completo do responsável pelo uso da palavra no momento da reunião, acompanhado da indicação se é parte ou procurador legalmente constituído. No dia da reunião o representante deve apresentar o documento da empresa que o qualifica como tal e documento de identificação pessoal.
• Os requerimentos de solicitações de apreciação em sigilo serão julgados pela Diretoria Colegiada no início da Reunião Ordinária Pública e o recurso que tiver o seu pedido de apreciação em sigilo aprovado poderá ser julgado no final da reunião ordinária pública em que foi pautado.
• A Ata da reunião será disponibilizada no site da Anvisa, no endereço: www.anvisa.gov.br, no espaço "Agência", selecionar "Assuntos de Interesse", em seguida "Diretoria Colegiada" após a provação pela Diretoria Colegiada.
• A gravação da reunião será disponibilizada na web tão logo seja possível.
• A deliberação de processo classificado como sigiloso, nos termos da legislação em vigor, será em reunião aberta exclusivamente às partes do processo e seus procuradores, conforme com o Art. 34, parágrafo único, da Portaria nº 616/2012.

 


Fonte: Imprensa/ Anvisa (22.01.2014)

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais