Em MT, caminhões estão parados por falta de motoristas

Leia em 2min 30s

Além das questões que envolvem diretamente a frota, os custos com frete da safra de grãos do Centro-Oeste brasileiro são pressionados por um outro fator: a escassez de caminhoneiros no mercado. Segundo entidades de classe ouvidas pelo Valor, o déficit de motoristas nas empresas transportadoras já gira em torno de 10% a 15%, e tende a crescer nos períodos de safra.


"Esse é o grande gargalo. Há empresa de transporte com caminhões parados no Estado", disse Miguel Mendes, diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC). Ele estima que seriam necessários dois mil motoristas para equacionar o mercado. "Depois do combustível, que representa cerca de 50% dos custos do frete, a mão de obra é o que mais pesa, respondendo por 20% do valor total".


A falta de mão de obra ocorre há uma década, diz Antonio Wrobleski Filho, dono da transportadora Support Cargo. Mas o problema foi mais sentido no ano passado, com a entrada em vigor da chamada "Lei do Caminhoneiro", que regulamentou a profissão de motorista - e restringiu o número de horas de serviço dos condutores. Desde então, as empresas têm ido ao mercado para contratar mais. "Se não se fizer nada, em cinco anos vamos ter um verdadeiro caos logístico", afirma.


Atrás da escassez de profissionais está a periculosidade de profissão, a baixa qualidade de vida (privação do convívio familiar) e, mais recentemente, a baixa escolarização dos motoristas. Isso porque os novos caminhões são muito mais sofisticados, com computador de bordo e outros apetrechos, o que exige uma formação que boa parte dos motoristas não tem. De acordo com a ATC, cerca de 70% da frota de caminhões de Mato Grosso é nova - e mais sofisticada - para suportar as condições ruins das estradas.


"Não existe muito mais a sucessão de pai para filho nessa profissão", diz Mendes. Segundo ele, a maioria dos caminhoneiros tem hoje entre 30 e 50 anos - embora predominem os mais velhos dentro dessa faixa etária - que migraram do Sul e do Nordeste para se estabelecer no Centro-Oeste.


Mendes afirma que sua associação tem defendido junto às montadoras o fornecimento de simuladores parecidos com os que são exigidos agora para o veículo de passeio. Segundo ele, essa pode ser uma medida eficaz para minimizar a carência de formação dos motoristas. "As montadoras fazem treinamentos específicos para os seus produtos, mas não precisamos de qualificação, mas de formação".


Ainda assim, muitos motoristas continuam sendo contratados durante a safra, apesar das deficiências no conhecimento dos veículos, por "desespero", afirma.


Outro problema que dificulta o planejamento do escoamento é a falta de armazenagem na região. Isso faz com que a necessidade de mais caminhões se concentre no período da colheita, elevando drasticamente a demanda e encarecendo o frete da safra de grãos. (MC e BB)

 



Fonte: Valor Econômico (23.01.2014)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais