(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Substituição tributária opõe ministérios em comissão 05/12/2013 às 09h

A oposição da bancada paulista na Câmara às restrições no uso da substituição tributária para as empresas do Simples - regime de tributação simplificada para as micro e pequenas empresas - adiou para o dia 11 a votação da proposta de revisão do programa.

 

O texto deveria ter sido votado pela comissão especial que discute o projeto, mas foi adiado para que o relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA), tente chegar a um acordo com o governo de São Paulo, que teme perder receita com a mudança no sistema de tributação.


A substituição tributária é um mecanismo de arrecadação em que o governo transfere ao contribuinte a responsabilidade pela cobrança dos impostos devidos pelos seus clientes. Neste modelo, por exemplo, a indústria já calcula o valor do imposto que será devido pelo atacadista e pelo varejista e, com isso, embute os tributos no preço. O governo, em vez de cobrar milhares de contribuintes, concentra a arrecadação em apenas um e reduz a sonegação.


Este modelo, porém, anula os benefícios do Simples e faz com que as micro e pequenas empresas paguem o valor cheio do imposto, sem a redução a que teriam direito pelo programa. A substituição tributária é usada principalmente pelos governos dos Estados para cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


Além da oposição da bancada paulista, os deputados também terão que enfrentar parte do governo federal. O projeto tem apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, mas o Ministério da Fazenda se opõe às mudanças. (RDC)

 

 

 

Fonte: Valor Econômico (05.12.2013)

 




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» TJRJ restringe trabalho presencial em todos os fóruns do Estado 14 de Abril 2021, às 16h
» ABRAS promove hoje seu tradicional Fórum de Prevenção de Perdas 14 de Abril 2021, às 16h
» Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros registra crescimento de 7,57% 14 de Abril 2021, às 15h
» Senado aprova retomada de regras para situação de emergência de saúde pública 14 de Abril 2021, às 12h
» Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho 14 de Abril 2021, às 12h
» Covid-19: suspenso tempo máximo para contato direto com atendente no SAC 14 de Abril 2021, às 12h
» Anulada decisão que rejeitou recurso por excesso de páginas 14 de Abril 2021, às 12h
» Prazo para cumprimento da primeira fase da prestação de contas tem início com intimação da defesa 14 de Abril 2021, às 12h
» Suspensão do contrato de trabalho para enfrentamento da pandemia tem amparo legal e não justifica a rescisão indireta 13 de Abril 2021, às 14h
» Sob o CPC de 2015, depósito para garantia do juízo não altera início do prazo para impugnação ao cumprimento de sentença 13 de Abril 2021, às 14h

Ver mais »