Espírito Santo - Matéria institui rodizio de Supermercados no domingo

Leia em 2min 30s

O fechamento de todos os supermercados de uma mesma cidade aos domingos e feriados pode estar com os dias contados no Espírito Santo. Projeto apresentado pelo deputado Freitas (PSB) assegura o repouso semanal dos trabalhadores, preferencialmente aos domingos, mas prevê acordo entre empresários e trabalhadores para permitir o atendimento à população. 

 

O Projeto de Lei 376/13 permite a celebração de acordos que mantenham, ao menos, um supermercado e/ou estabelecimentos comerciais similares funcionando em cada município. Em cidades que tenham número reduzido de estabelecimentos desse gênero, poderão ser celebrados acordos envolvendo municípios próximos.


Já em cidades turísticas, a quantidade de estabelecimentos a serem abertos deverá ser suficiente para atender à demanda excedente de pessoas que visitam a localidade. O projeto determina que o funcionamento dos supermercados obedecerá a uma escala de rodízio, tanto quanto possível, elaborada por entidades representativas dos estabelecimentos comerciais e dos trabalhadores.


De acordo com o projeto, a abertura do comércio de supermercados e similares aos domingos e feriados é regulada pelo Decreto Federal 27.048/49, que permitiu, em seu artigo 7º, o trabalho em domingos e feriados em caráter permanente para determinadas atividades, incluindo algumas do comércio varejista. É o caso do comércio varejista de peixes, de carnes frescas e caça, de pães e biscoitos, de frutas e verduras, de aves e ovos, feiras livres e mercados, que, na linguagem de hoje, são os supermercados e hipermercados.


O deputado Freitas frisa que várias decisões do Poder Judiciário têm apontado que, em função de esses serviços serem essenciais à sociedade, estão enquadrados na exceção, devendo, portanto, funcionar em caráter permanente. "A celebração de acordos e convenções coletivas não pode privar a população do acesso a bens de consumo que são essenciais e comercializados exclusivamente por esses estabelecimentos", sustenta o parlamentar.


Atualmente, o Espírito Santo é o único Estado do País a manter na totalidade de seu território, entre capital e municípios, todos os estabelecimentos comerciais dessa natureza fechados aos domingos. Desde que foi firmada em 2009, a decisão, que faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho entre Sindicato e Associação Capixaba de supermercadistas, tem sido mantida em reunião, feita todos os anos, pela categoria.


Freitas pondera que "o repouso semanal, preferencialmente aos domingos, deve ser preservado", mas diz que "nada impede que seja construído um acordo que permita também que a população não seja privada de bens de consumo que só são encontrados em supermercados".


Segundo ele, a solução mais adequada é a abertura dos supermercados em sistema de rodízio, o que, segundo ele, fará com que a população tenha ao menos uma opção em cada cidade e não acarretará prejuízo aos empregados que terão preservado o direito ao descanso aos domingos. "E, quando escalados, isso somente ocorrerá uma vez por mês. E, mesmo assim, com remuneração acrescida pelo fato de ser domingo", assinala.


Da Redação/Web Ales

 

 

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (25.11.2013)

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais