Brasília (12 de novembro) - A máxima de que o Cliente tem razão está cada vez mais sendo usada nas organizações. Um instrumento para escutar o Consumidor e classificar os bons serviços foi apresentado pelo presidente do Inmetro, João Jornada, durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Publicas para o Comércio e Serviços - Simbracs 2013, em Brasília. "O programa Servir foi criado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para enaltecer os bons serviços criando um reforço positivo", explicou Jornada.
O Servir criará uma espécie de ranking de serviços, onde o avaliador será o Consumidor treinado via web pelo Inmetro. Para isso, ele utilizará um smartphone. Segundo Jornada, a meta é engajar e aproximar o Consumidor - que dará nota ao serviço baseado -e ao mesmo tempo incentivar a melhora dos serviços.
Inovações
O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, apresentou alguns processos de modernização que estão passando o setor de Supermercados para aumentar a qualidade dos serviços. Uma das inovações é a etiqueta inteligente que permite identificar o prazo de validade dos produtos.
"Ninguém vende produto vencido porque quer. Hoje um Supermercado médio tem 45 mil itens e um grande em média 85 mil itens. E esse o grande problema. Hoje temos uma etiqueta que contem a data de validade, e que bloqueia na hora do caixa. Isso não elimina a exposição, mas protege o Consumidor", conta Milan.
Presidente da Rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, explicou a importância do Consumidor para a organização dos trabalhos da rede hoteleira. "Quando eu estou discutindo a questão de serviços com a minha equipe nunca digo porque eu quero, ou que o Blue Tree quer. O nosso Cliente não quer isso, o nosso Cliente não vai ficar satisfeito. Isso faz toda a diferença", disse.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (12.11.2013)