(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Produtos em formato de cigarro, destinados a crianças e adolescentes, serão proibidos 24/10/2013 às 13h

O projeto de lei que proíbe brinquedos e outros produtos destinados ao público infantojuvenil que imitem cigarros foi aprovado nesta quarta-feira (23) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). Se nenhum parlamentar apresentar recurso para que a matéria seja votada no Plenário da Casa, o projeto (PLC 17/2010) irá diretamente à sanção presidencial.


Para quem não respeitar a proibição, o texto determina a seguinte punição: apreensão do produto e multa de R$ 10 por embalagem, valor que será duplicado a cada reincidência.


A autoria da proposta é do já falecido deputado Clodovil Hernandes. Mas, conforme ele mesmo havia destacado, a iniciativa foi uma reapresentação de um projeto da ex-deputada Vanessa Felippe. Assim como ela, Clodovil argumentava que é necessário proteger as crianças contra a exposição a qualquer tipo de produto que induza ao tabagismo.


Relatora da matéria, a senadora Ana Rita (PT-ES) concorda com tais argumentos. Ela observa que crianças e adolescentes são, em geral, mais suscetíveis às sugestões de propagandas e produtos, "por ainda não estarem plenamente equipados com o discernimento que caracteriza a maturidade". E ressalta que "muitos dos hábitos da vida adulta são formados ou adquiridos ao longo da adolescência".


Ana Rita lembra que já existem restrições legais a produtos que imitem cigarros, mas esclarece que essas restrições, fixadas em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), limitam-se aos alimentos.


Antes de passar pela CDH, o projeto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados (onde tramitou sob a forma do PL 255/2007) e em outras comissões do Senado. A CDH rejeitou emenda apresentada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



Fonte: Agência Senado (23.10.2013)




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Live Campeões do Ranking ABRAS 2020 acontece nesta quinta-feira 06 de Agosto 2020, às 15h
» Ministério lança “Perguntas e Respostas” sobre os principais pontos da primeira etapa da Reforma Tributária 06 de Agosto 2020, às 14h
» Ministro da Economia defende nova CBS na Comissão da Reforma Tributária 06 de Agosto 2020, às 14h
» Bolsonaro sanciona lei de negociação de dívidas das micro empresas 06 de Agosto 2020, às 14h
» NJ - Empresa atingida financeiramente pela pandemia é autorizada a reduzir parcelas de acordo homologado 06 de Agosto 2020, às 14h
» Vídeos ajudam advogados e entes públicos a utilizar a Central do Processo Eletrônico 06 de Agosto 2020, às 14h
» Tribunal disponibiliza diversos serviços on-line para advogados e partes 06 de Agosto 2020, às 14h
» Bolsonaro sanciona projeto de lei que prevê auxílio ao setor aéreo 06 de Agosto 2020, às 14h
» Prazos de processos administrativos trabalhistas são prorrogados até retorno do atendimento presencial 05 de Agosto 2020, às 14h
» TST define protocolo para retomada gradual de serviços presenciais 05 de Agosto 2020, às 14h

Ver mais »