(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Grupo Pão de Açúcar lança programa “Qualidade desde a origem” para carne bovina 04/04/2013 às 17h

 


O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na manhã desta quinta-feira,4 de abril, a extensão do programa Qualidade Desde a Origem (QDO) a 100% da cadeia de carne bovina, garantindo mais qualidade e segurança aos consumidores. A iniciativa da rede supermercadista contempla as ações do setor na promoção da pecuária sustentável, conforme o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável firmado entre o Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) no último dia 25 de março.


"Com isso, avançamos na consolidação de uma cadeia de valor sustentável, que inclui desde o micro fornecedor até grandes empresas, garantindo benefícios a todos os envolvidos e ainda maior segurança e confiabilidade dos consumidores aos nossos produtos e serviços", afirma José Roberto Tambasco, presidente do varejo alimentar do GPA, que inclui as redes Pão de Açúcar e Extra. O anúncio foi realizado durante evento em São Paulo/SP na presença de autoridades, dentre elas o procurador da República, Dr. Daniel Cesar Azeredo Avelino, Francisco Sérgio Jardim (representando o Ministério da Agricultura), a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de S.Paulo, Monica Bergamaschi, e os principais frigoríficos fornecedores do GPA, como JBS, Marfrig, Barra Mansa e Vale Grande.


No evento o Procurador da República, Dr. Daniel Cesar Azeredo Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal (4ª Câmara), falou sobre a parceria do setor supermercadista com o Ministério Público Federal. "O MPF participa com satisfação deste evento. Temos trabalhado muito com todos os elos da cadeia, inclusive as redes de varejo, que estão lado a lado com o consumidor. No MPF Pará acompanhamos de perto todo este trabalho desde 2009, quando iniciamos uma forte ação para evitar que a carne bovina vendida viesse de fazendas com trabalho escravo ou com desmatamento ilegal na Amazônia e já colhemos importantes resultados. Em 2009 mesmo iniciamos um trabalho com as redes de supermercados e neste mesmo ano a Abras lançou seu programa de qualidade. Um programa muito bom, excelente, que não foi operacionalizado à época, mas que hoje resgatamos, pois em 25 de março passado assinamos com a Abras o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável. Hoje estamos lado a lado com os supermercados e o esforço do GPA é importantíssimo para continuarmos com esse trabalho na linha certa e com isso conseguir resultados significativos no futuro. O GPA está de parabéns pela iniciativa e esperamos que este seja o início de uma agenda de trabalho que solidifica todo um caminho evolutivo para a Amazônia e para o Brasil", disse o Procurador.

 

O programa "Qualidade desde a origem" é um programa exclusivo do GPA e pioneiro no varejo brasileiro. Estabelece pontos críticos de controle ao longo da cadeia de suprimento, do produtor ao cliente final, e tem como objetivo garantir padrões socioambientais eficientes, gerando valor aos consumidores, respeitando o meio ambiente e desenvolvendo soluções inovadoras, em um modelo parceiro, de responsabilidade compartilhada no qual todos se beneficiam. Para Paulo Gualtieri, VP comercial e supply chain, "essa ação demonstra um processo de cooperação entre varejo e indústria, buscando alternativas possíveis para a oferta da melhor prestação de serviços ao consumidor".



Por meio de indicadores que controlam o padrão de qualidade do fornecedor, o GPA consegue monitorar o produto desde a planta do fornecedor até as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar. Para Leonardo Miyao, diretor comercial perecíveis do varejo alimentar do Grupo, o QDO permite maior interação entre o produtor e o supermercadista com captura de sinergias e benefícios em toda a cadeia. "Os fornecedores melhoram seus produtos e processos através de um fluxo de informação bidirecional, enquanto o GPA garante a oferta de um produto de mais qualidade e padrão de segurança no aspecto sanitário e de maciez da mercadoria. Dessa maneira, o consumidor tem a melhor experiência de compra, com a garantia de produtos saudáveis e que foram produzidos, transportados e armazenados de acordo com padrões que respeitam as boas práticas produtivas", declara.


O QDO utiliza a rastreabilidade e o controle de pontos críticos relacionados a qualidade, como oportunidade para prevenir e melhorar o produto final. O programa mapeia em uma plataforma online (Controle de Desempenho de Fornecedores de Carnes), as etapas de produção, permitindo ao fornecedor acompanhar o seu desempenho em todos os quesitos de qualidade definidos pelo Grupo: Auditoria, Inspeção de Qualidade no recebimento do produto, Monitoramento de Resíduos e Análises Microbiológicas, além do Índice de Maciez - considerado um dos mais importantes pilares na decisão de compra do consumidor.


A Inspeção de Qualidade, realizada no recebimento dos produtos nas Centrais de Distribuição, associada ao rastreamento, ou seja, ao frigorífico e as fazendas que compõem o lote de produção, possibilita identificar as não-conformidades e, para cada caso, propor ações corretivas mais assertivas. Esta integração de informação e ação impacta positivamente na melhoria da cadeia, não apenas na relação com o GPA, mas também para toda relação do fornecedor com o varejo nacional. Trata-se, portanto, de uma contribuição efetiva para a melhora da competitividade do segmento.

 

SOBRE O "QUALIDADE DESDE A ORIGEM"

O Programa Qualidade Desde a Origem, lançado em 2008, tem como principal objetivo desenvolver a cadeia produtiva dos fornecedores, através da qualificação e da adequação dos produtos às legislações vigentes, além da melhoria dos processos e sistemas de produção que proporcionam ao consumidor mais segurança e confiabilidade dos produtos. Em sua primeira fase, o programa incluiu o setor de frutas, legumes, verduras e agora se estende a 100% das carnes bovinas nas redes Pão de Açúcar e Extra de todo o país, totalizando mais de 615 lojas. O cronograma evolutivo prevê a cobertura total, em todos os pontos de venda GPA, até Junho/2013.

De maneira abrangente, o Programa contribui com a agropecuária no Brasil ao integrar todas as partes que compõem o setor: o produtor rural, os órgãos regulatórios, como o Ministério da Agricultura e da Saúde, o Ministério Público e os clientes do GPA.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar/Redação Portal Abras

 




Clipping Portal ABRAS


 

Últimas

» Ministro nega recurso em ação sobre correção de dívidas trabalhistas 03 de Julho 2020, às 14h
» Senado aprova MP que prorroga prazo para assembleias de sócios 03 de Julho 2020, às 14h
» Promulgada emenda que adia eleições municipais para novembro 03 de Julho 2020, às 14h
» Covid-19: sancionada lei que torna obrigatório uso de máscaras 03 de Julho 2020, às 14h
» Alerta sobre o aviso nº 43 do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro 03 de Julho 2020, às 14h
» Decreto atualiza o Regulamento da Previdência Social às regras da Nova Previdência 03 de Julho 2020, às 14h
» A equivocada discussão sobre o voto de qualidade no Carf 02 de Julho 2020, às 14h
» Transação extraordinária e transação por adesão são prorrogadas 02 de Julho 2020, às 14h
» Receita Federal prorroga até 31 de julho suspensão das ações de cobrança e mantém atendimento presencial para os serviços essenciais 02 de Julho 2020, às 14h
» Aumentar preços injustificadamente durante pandemia poderá ser crime contra economia popular 02 de Julho 2020, às 14h

Ver mais »