Anatel aprova planos da TIM, Claro e Oi e libera a venda de chips a partir de hoje

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu liberar, a partir de hoje, a venda de linhas de celular e internet móvel da TIM, Claro e Oi, depois de quase duas semanas de suspensão em todo o País. Os planos de melhoria dos serviços apresentados pelas operadoras foram aprovados pela agência a tempo de garantir às empresas a venda de produtos para o Dia dos Pais, importante data para o comércio. 


As três companhias devem investir R$ 20 bilhões até 2014. O dinheiro será usado para melhorar a qualidade dos serviços de transmissão de voz e dados. Segundo o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, os planos - que ficarão disponíveis na página da agência na internet - convenceram técnicos do órgão de que as empresas têm capacidade para receber novos clientes.


"A ação que tomamos foi preventiva, já que os indicadores de qualidade mostravam que os clientes poderiam ter prejuízo maior a médio prazo. Por isso, pedimos planos de investimentos e melhorias de dois anos, e não só para os próximos meses."


A própria Anatel reconhece, no entanto, que não houve compromisso de investimento novo, mas antecipação de desembolsos e remanejamento de recursos para áreas com demandas mais urgentes


Na TIM, o plano prevê a ampliação de 33% da capacidade da rede até o fim do ano e 70% até 2014; a Claro propôs a instalação de um cabo submarino entre o Rio e Miami, nos Estados Unidos; e a Oi planeja a atualização tecnológica da rede e a melhoria dos processos e infraestrutura de atendimento e TI, entre outras medidas.


Quase metade dos investimentos propostos virá da TIM, operadora suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal. A empresa deverá investir R$ 8,2 bilhões no triênio, enquanto a Claro - suspensa em três Estados, incluindo São Paulo - apresentou plano de R$ 6,3 bilhões. Já a Oi, que foi punida em cinco Estados, tem um plano de R$ 5,5 bilhões.


A expectativa da Anatel é de que o atendimento nas centrais da empresa já melhore de forma gradativa nas próximas semanas. "Os problemas verificados nos call centers são questões de gestão e competência das empresas", avaliou o presidente da agência, João Rezende.


Para ele, porém, a melhoria dos indicadores de interrupção de chamadas e congestionamento das redes deve demorar entre quatro e seis meses para ser percebida. A Anatel vai monitorar trimestralmente os planos apresentados pelas empresas em todos os Estados. "Nas 84 cidades com mais de 300 mil habitantes, a fiscalização será feita por setor, em cada antena", disse Rezende. A liberação da venda das operadoras foi antecipada pela Agência Estado. Após o anúncio, as ações da TIM - a mais afetada pela medida - inverteram a queda e encerraram o dia em alta de 4,83%. / COLABOROU RENÉE PEREIRA
EDUARDO RODRIGUES / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo



Fonte: Estadão.com.br (03.08.12)

 


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