Rio Grande do Sul lança estratégia de governo digital

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Desde março, serviços públicos digitais do estado estão integrados ao login único do governo federal; meta é tornar digitais 100% dos serviços até 2022

 

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta sexta-feira (4/9) a sua Estratégia de Governo Digital . O documento norteia o processo de transformação digital do estado e, assim como ocorre no governo federal, prevê a digitalização de 100% dos serviços públicos até 2022. O evento online de apresentação da estratégia contou com a participação do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

 

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a integrar a Rede Gov.Br, em abril do ano passado. A iniciativa visa à colaboração e ao intercâmbio do governo federal com estados e municípios para acelerar a transformação digital dos serviços prestados aos cidadãos.

 

O projeto de transformação digital do estado consiste em três pilares: ressignificar a relação do governo com o cidadão por meio do digital; disponibilizar um portal único na palma da mão de todo cidadão local; além de tornar digitais 100% dos serviços públicos oferecidos à população.

 

Atualmente, 54% dos serviços prestados pelo estado são digitais – muitos deles integrados ao login único do governo federal. Ou seja, com um mesmo nome de usuário e senha, o cidadão tem acesso a centenas de serviços – federais e do estado – sem a necessidade de memorizar inúmeros códigos.

 

“O digital não é mais uma alternativa. O governo do futuro tem que ser digital e centrado no cidadão. É ele o verdadeiro especialista e beneficiário dos serviços públicos”, afirmou Luis Felipe Monteiro durante o lançamento da estratégia local. “O Rio Grande do Sul está no caminho certo. Agora é apenas o início dessa jornada. É importante que todos os órgãos de governo estejam cientes e engajados neste trabalho para alcançar os melhores resultados”, completou.

 

Para a elaboração da estratégia do estado, foram treinadas equipes de 62 órgãos. “Não dá para pensar em desburocratização e governo digital de forma separada. As diretrizes que publicamos hoje servem para indicar uma linha de como a gestão vai atuar daqui em diante para tornar os serviços mais ágeis e fáceis para os cidadãos”, afirmou Claudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul.

 

Qualquer estado ou município pode fazer parte da Rede Gov.Br e, assim, ter apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia no processo de simplificação de serviços públicos, integração de iniciativas e estímulo à inovação, por exemplo. Para isso, basta o gestor local fazer contato pelo e-mail governodigital@economia.gov.br.

 

Fonte: Ministério da Economia – 04/09/2020.


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