Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper reúne lideranças empresariais em São Paulo

Leia em 6min 20s

 

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto


Premiação das 20 maiores empresas supermercadistas do País


  

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto e o gerente-geral de Operações, Willian Gutierrez da Reciclus, durante assinatura do Convênio de Cooperação


Giampaolo Buso, diretor da PariPassu (ao centro), foi homenageado no evento, com troféu pela colaboração e parceria com o programa RAMA. A homenagem foi entregue pelo superintendente da ABRAS, Márcio Milan e Fernando Henrique Schwanke do Mapa



Lideranças supermercadistas de todo o Brasil se reuniram em jantar de divulgação oficial da 42ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, que aconteceu domingo (5) na sede da Fecomercio, em São Paulo. Em seu discurso, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, destacou a tradição do estudo e a força dos supermercados para a economia, que em 2018 registraram R$ 355,7 bilhões de faturamento. “A atividade supermercadista é hoje uma das mais representativas da economia brasileira, responsável por 5,2% do produto interno bruto. Os nossos números mostram não apenas a realidade do setor, mas também o trabalho e dedicação dos empresários na desafiadora tarefa que tem se transformado o crescimento do consumo após uma recessão.”

 

Sanzovo destacou ainda o processo de evolução do mercado consumidor, que está cada vez mais rápido e dinâmico. “O modo com que as pessoas consomem conteúdo está mudando, assim como a maneira de divulgar um negócio ou produto, tornando a informação fundamental na tomada de decisão. Por isso, o nosso Ranking ABRAS/SuperHiper, que traz o mais completo estudo do setor supermercadista é tão importante.”

 

 O presidente falou, também, da relevância da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), relançada no dia 27 de março, no processo de fortalecimento do setor e auxílio na conquista de demandas que estão sendo trabalhadas pela ABRAS e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para 2019, que incluem a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, redução dos juros bancários, e Reforma da Previdência, esta última ele enfatizou como fundamental no momento para resolver o desequilíbrio fiscal do País. “Sem a Nova Previdência, iremos continuar fechando no vermelho e não avançaremos nos investimentos, nem na melhoria da infraestrutura do Brasil.”

 

O jantar contou com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke, representando a ministra Tereza Cristina Dias. Ele destacou em seu discurso a força do setor supermercadista para o Brasil e o esforço do governo federal para melhorar o ambiente empresarial do País. “Vocês, supermercadistas, são muito importantes para o setor primário brasileiro, e queremos aproximar o MAPA deste setor. Estamos trabalhando para tornar esse país melhor, com menos Brasília e mais Brasil”, finalizou.

 

O subsecretário de Desenvolvimento de Comércio e Serviços, Fábio Pina, participou do evento representando o ministro da Economia Paulo Guedes. Em seu pronunciamento, Pina ressaltou a atenção do governo federal com o setor de comércio e serviços e os desafios que o Brasil enfrenta para voltar a crescer. “O desemprego ainda atinge mais de 13 milhões de pessoas, é um número  assustador, e precisamos resolver isso e dar encaminhamento às reformas estruturais, a da Previdência já está no Congresso. Estamos gerindo uma série de medidas para destravar a economia, em breve vocês terão notícias. O governo federal fará tudo o que for preciso para simplificar o ambiente de negócio e para reduzir o manicômio tributário que temos hoje.”

 

Das entidades que fazem parte da UNECS participaram o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, e o presidente da regional São Paulo da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato.


Premiação 20 maiores

As maiores empresas supermercadistas do País, responsáveis por um faturamento de R$ 175,5 bilhões em 2018, foram homenageadas no jantar Ranking ABRAS/SuperHiper com certificados entregues pela diretoria da ABRAS e das associações estaduais, patrocinadores e parceiros do evento. Clique aqui e confira a relação completa com todas as colocadas.

 

Lojas

Em 2018, o setor supermercadista registrou 89,6 mil lojas, um total de 227,6 mil check-outs. No ano passado, os supermercados geraram 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão em 2017, que resultou em 30,7 mil novas vagas de empregos no País, e mais de 5 milhões de empregos indiretos.

 

Pesquisa

O estudo Ranking ABRAS/SuperHiper é elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados em parceria com a Nielsen, e traz um panorama completo do setor supermercadista no Brasil. Elaborada há 42 anos, a pesquisa mostra o faturamento dos supermercados, participação das diversas seções nas vendas totais e expectativa de investimento. Além disso, o estudo apura também dados estruturais: espaço físico, formato de loja, entre outras informações.


Tendências

No jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, o diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Roberto Butragueño, fez a apresentação da metodologia da pesquisa Ranking ABRAS. Na oportunidade, ele também falou das tendências para 2019, com destaque para  o consumidor que ainda continua cauteloso e controlando seus gastos, que faz um mix  cada vez maior de canais, escolhendo até 8 tipos de estabelecimento, citou os preços e promoções como atributos relevantes para a compra de produtos de alto giro, e falou do crescimento do varejo on-line no Brasil, que deve ser visto como uma grande oportunidade pelos empresários. "58 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra on-line em 2018. Alimentos e bebidas são as categorias que mais cresceram em números de pedidos no ano passado.”

 

Acordo

Durante o jantar, o presidente João Sanzovo Neto assinou Convênio de Cooperação com a Reciclus, representada pelo gerente-geral de Operações, Willian Gutierrez, para desenvolver junto às associações estaduais de supermercados a divulgação do programa de coleta consciente de lâmpadas.

 

RAMA

Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, gestora técnica do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), foi homenageado no evento, com troféu pela colaboração e parceria com o programa RAMA. A homenagem foi entregue pelo superintendente da ABRAS, e coordenador do RAMA, Márcio Milan, e pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke.


Patrocinadores

O jantar do Ranking ABRAS/SuperHiper contou com grandes empresas patrocinadoras, que contribuíram para deixar o evento ainda mais especial, dentre elas: GS1 Brasil, BRF, Coca-Cola, Friboi e Nielsen. O evento também recebeu o importante apoio das empresas: Benafrutti, Compex, DM Card, Reciclus e Sodexo.

 

Clique aqui e faça o download do Ranking ABRAS/SuperHiper. A cobertura completa do evento estará na edição de junho da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.

 

Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais