(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

Justiça diz que Bahia pode cobrar ICMS sobre compra na internet 24/03/2011 às 13h


Foi determinado que duas empresas devem voltar a pagar imposto. A Justiça da Bahia determinou, na última segunda-feira, que duas empresas de comércio eletrônico voltem a pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ao Estado por compras feitas via internet e entregues em território baiano.


As empresas Pontofrio.com e Bud Comércio de Eletrodomésticos estavam entre as 13 que entraram na Justiça contra a medida do governo de cobrar ICMS de compras on-line. Agora, só 11 mant êm as liminares que suspenderam a cobrança.


As lojas que vendem pela internet têm como hábito pagar o imposto no Estado onde está sediado seu centro de distribuição, geralmente São Paulo ou Rio de Janeiro.


Outros Estados, porém, dizem que perdem arrecadação e se uniram para tentar mudar as regras e partilhar a cobrança do imposto. A Bahia, desde fevereiro, cobra 10% do ICMS de compras on-line para si, restando outros 7% ao Estado de origem da loja.


Na prática, porém, as empresas pontocom preferem pagar todo o imposto no Estado de origem e questionar na Justiça a cobrança do ICMS pelo Estado de destino. O entendimento da Justiça foi que as liminares causam "grave lesão à ordem e à economia públicas", pois provocariam "redução significativa" da receita estadual.


Ainda que o Tribunal de Justiça da Bahia não tenha emitido uma decisão definitiva, a Secretaria da Fazenda do Estado comemorou o resultado. O governo estadual estima que tenha perdido R$ 85 milhões em ICMS em 2010. A Pontofrio.com anunciou que vai recorrer, e a Bud Comércio de Eletrodomésticos não se manifestou.


(ESTELITA HASS CARAZZAI)
Fonte: Conselho Nacional de Justiça  (24.03.11)

 




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Projeto que altera a Lei de Falências segue para sanção 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJRS – Justiça autoriza que shopping pague somente pela luz utilizada durante primeiros meses da pandemia 26 de Novembro 2020, às 16h
» Site da Receita Federal traz nova seção relacionada à regularização do CPF 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJDFT aprova criação de vara exclusiva para cobrança do ICMS 26 de Novembro 2020, às 16h
» TJMG adota Juízo 100% Digital 26 de Novembro 2020, às 16h
» A essencialidade da atividade de supermercados e o trabalho em feriados 26 de Novembro 2020, às 16h
» PGFN participa da Semana Nacional da Conciliação com propostas de acordo para quitação de dívidas, com descontos e prazos diferenciados 25 de Novembro 2020, às 16h
» Projeto autoriza parcelamento de dívida trabalhista executada durante pandemia 25 de Novembro 2020, às 16h
» Ministro rejeita mandado de segurança contra tramitação da Reforma Administrativa 25 de Novembro 2020, às 16h
» Decisões em ações civis públicas podem ter abrangência nacional, defende PGR 25 de Novembro 2020, às 16h

Ver mais »