Convenção ABRAS reúne empresários e políticos em cerimônia de abertura no RJ

Leia em 4min 40s

 

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto

 

  

Presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz

 

Cerimônia de abertura da 52ª Convenção ABRAS 

 

A 52ª edição da Convenção ABRAS começou ontem (19/3), em cerimônia que reuniu lideranças empresariais e políticas no Riocentro, Rio de Janeiro. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, anfitrião do evento, ressaltou em seu discurso o tema da Convenção este ano: ABRAS Essencial. “Nosso objetivo é debater a essencialidade do setor, que é uma das nossas maiores vitórias, conquistada em agosto de 2017, com decreto assinado pelo presidente Michel Temer, que fez justiça aos supermercados, que sempre foram essenciais.”

 

Sanzovo falou das perspectivas do setor supermercadista para 2018, que espera crescimento real de 3%, e do trabalho da ABRAS com a UNECS para melhorar o setor de comércio e serviços no País. “Estamos trabalhando em importantes demandas, que se forem aprovadas, nos trarão grandes benefícios, como a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, precisamos também de uma convergência da reforma fiscal e tributária, e de uma redução forte do spread bancário.”

 

A Convenção ABRAS 2018, que acontece até o dia 21/3, é realizada em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), durante a 30ª edição da Super Rio Expofood. Na cerimônia, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, falou da parceria e da volta da Convenção à capital fluminense, que já abrigou o evento por muitos anos. “Agradeço ao presidente João Sanzovo por abraçar esse projeto de unir forças em prol desses dois grandes eventos, que são tão importantes para o Rio de Janeiro e para os supermercadistas do País. Ser forte é ter a oportunidade de desenvolver o nosso setor, que é um dos mais pujantes da economia brasileira.”

 

A solenidade contou com mais de 600 pessoas, entre empresários e executivos do autosserviço brasileiro. Participaram da cerimônia o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, o ministro do Desenvolvimento Social, Omar Terra, e os deputados federais Efraim Filho (DEM), que é também presidente da Câmara, e Hildo Rocha, procurador-geral da Câmara, além do presidente Nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do Coordenador da União Nacional das entidades de Comércio e Serviços (UNECS), Paulo Solmucci, que é também presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

 

Em pronunciamento no evento, Marun ressaltou a melhoria da economia no último ano, com inflação e juros mais baixos, e falou da importância da reforma trabalhista para o setor de comércio e serviços. Ele também aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos empresários a reforma da Previdência. “O Brasil precisa urgente de mudanças no sistema previdenciário, que se tornou insustentável.”

  

Progredir

Durante a solenidade a ABRAS formalizou o apoio ao Plano Progredir, com o ministro do desenvolvimento Social, Osmar Terra. Lançado em 26 de setembro de 2017,  o objetivo é facilitar o acesso das pessoas de baixa renda, que fazem parte do bolsa família, às oportunidades de qualificação, emprego e renda. A ABRAS e as entidades que compõem a UNECS estão ajudando o ministério no fomento de ofertas de vagas de emprego. (Clique aqui e veja mais).

Em seu pronunciamento, o ministro celebrou a parceria e destacou que, mesmo em fase inicial, o Plano Progredir tem apresentado bons resultados. “Já contamos com mais de 20 mil currículos cadastrados.”

 

UNECS

No evento também foi assinado pelo coordenador da UNECS, Paulo Solmucci, e pelo presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, um protocolo de intenções para melhoria do ambiente de negócios no Brasil. “A modernização do País é fundamental, a burocracia impede o nosso desenvolvimento. Precisamos de um Brasil mais simplificado e mais livre”, ressaltou Domingos.

Na oportunidade, Paulo Solmucci destacou o protocolo como um importante passo para o setor de comércio e serviços, e falou ainda do tema da Convenção 2018, ABRAS Essencial. “Muito oportuno esse assunto no momento. Os supermercados são essenciais para a sociedade, e a ABRAS é essencial para os supermercadistas”

  

Tecnologia

Também na solenidade de abertura da Convenção, o presidente João Sanzovo e o diretor comercial da Unilever, Júlio Campos, patrocinadora diamante da Convenção 2018, formalizaram uma parceria com a ABRAS na plataforma de comércio eletrônico “Meu mercado em casa”, que irá melhorar as experiências digitais de consumidores e supermercadistas.

“O mundo omnichannel tem a possibilidade de democratizar a tecnologia para fazer um varejo mais preparado e eficiente para atender o consumidor”, declarou Campos.

 

A cerimônia contou ainda com as presenças do Secretário substituto de Comércio e Serviços, Douglas Finardi Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (ABAD), Emerson Destro, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), George Pinheiro, e o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), NabilSahyoun.

 

A cobertura completa da Convenção ABRAS 2018 será publicada na edição de abril da revista SuperHiper.

 

 

Natália Lima, do Rio de Janeiro

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais