Conheça os principais serviços oferecidos pelo novo portal do STF

Leia em 2min 40s

Para aumentar a transparência, um dos compromissos de gestão da ministra Cármen Lúcia, o novo portal do Supremo Tribunal Federal (STF) na internet facilita o acesso a uma série de dados relevantes para a sociedade. Além da maior facilidade para a consulta processual, com apenas um clique a partir da página inicial é possível acessar informações sobre execução orçamentária, planejamento estratégico e remunerações de servidores, ministros e juízes que compõem a Casa.

 

Na página da Transparência Institucional o usuário poderá acompanhar o uso dos recursos públicos pelo STF e efetuar consultas sobre licitações em andamento, despesas diárias e informações sobre concursos e cargos públicos. A publicação dessas informações garante a observância ao princípio da transparência e possibilita aos cidadãos o acompanhamento e controle social das atividades da Suprema Corte. 
     

Outra prioridade foi dar destaque a informações sobre recursos com repercussão geral reconhecida. A página de pesquisa, que também pode ser acessada com um clique, foi reformulada com a utilização de uma ferramenta que permite sua utilização de forma interativa. É possível, por exemplo, filtrar a quantidade de temas que tiveram repercussão geral reconhecida por ministro e a quantidade e a situação dos processos por ministro relator.

 

Também é possível acompanhar o andamento da votação no Plenário Virtual, por meio do qual os ministros decidem quais temas possuem repercussão geral. Além disso, os usuários poderão pesquisar as teses de repercussão geral definidas pelo Plenário e os temas ainda pendentes de julgamento.

 

Outra novidade é a aba de pesquisas, que possibilita direcionar as consultas para atender diretamente aos diversos públicos. Dessa forma, o usuário irá definir se o resultado abrangerá um desses quatro tópicos: processos, jurisprudência, notícias ou processos com repercussão geral reconhecida. Os resultados obtidos refletirão apenas o item escolhido, simplificando sua visualização até mesmo para os usuários que estiverem visitando a página pela primeira vez.

 

A pesquisa de acompanhamento processual foi redesenhada para o novo portal e a navegação entre as informações (abas) do processo ficou muito mais rápida e eficiente.

 

A página da Jurisprudência, uma das mais acessadas, também foi reorganizada. Informações como Pesquisas prontas, Súmulas, Informativo, Inteiro Teor, e Teses Jurídicas ficaram mais evidentes, permitindo que estudantes, profissionais do Direito, servidores e cidadãos encontrem mais facilmente as informações das decisões que consolidaram o entendimento do STF a respeito do texto constitucional. 

Conteúdo

A nova página oferecerá aos usuários a possibilidade de acessar conteúdo específico para determinados segmentos. Para isso, está disponível a pesquisa: “Ajude o STF a conhecer você”. Advogados, estudantes, instituições, cidadãos e imprensa são as categorias pesquisadas e, com os resultados, será possível, posteriormente, adequar o acesso aos serviços e informações mais demandados por determinado grupo, facilitando a consulta aos dados. 


O site do STF tem mais de 2 milhões de acessos mensais e está no ar há mais de 15 anos. A nova edição, reformulada, está disponível para o público a partir desta segunda-feira (11).

 

Fonte: STF (12.12.2017)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais