(299)
Jurídico
Apresentação
Membros do Comitê
» Notícias Jurídicas
 
Você está em:

Comitês

ABRAS participa de evento do MAPA sobre sistemas alimentares sustentáveis 07/11/2017 às 17h

  
O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Stephane Engelhard, participou da cerimônia de abertura do evento Sistemas Alimentares - Programas sobre Consumo e Produção Sustentável - 10YFT, realizado na manhã de hoje (7), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no Parque Estação Biológica, em Brasília.


Até o dia 9 de novembro, o evento, que traz o XIII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e o V Seminário de Produção Integrada Agropecuária, debaterá as tendências atuais dos sistemas alimentares sustentáveis, consumo responsável no Brasil, além das boas práticas agrícolas e produção integrada.


Na solenidade, Engelhard, que representou o presidente João Sanzovo Neto, destacou a importância do evento para a cadeia produtiva e falou do empenho da ABRAS para garantir a segurança do alimento. "Conhecer novas ações e iniciativas voltadas ao consumo e à produção sustentável e segura nos ajuda a aprimorar nossas atuações e tem sido uma preocupação constante da ABRAS. Em 2011, lançamos o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), com o objetivo de controlar o uso de agrotóxicos nas frutas, legumes e verduras vendidas nos supermercados do País."


No ano passado, foram rastreados pelo RAMA 1,2 milhão de toneladas de FLV. O programa também fomenta as boas práticas agrícolas, por meio da conscientização de produtores e distribuidores.


O vice-presidente falou ainda do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ABRAS e o MAPA, em 2012, que tem o objetivo de fomentar a produção de alimentos seguros no País, com base nas normas técnicas específicas da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil). "Essa Cooperação auxiliou na expansão do programa RAMA, que hoje conta com 47 redes de supermercados, e está presente em todas as regiões brasileiras."


Para Engelhard, somente um trabalho em conjunto de todos os elos da cadeia produtiva poderá garantir um alimento realmente seguro. "A educação e a conscientização são fundamentais, inclusive, em um dos nossos maiores desafios mundiais: a redução do desperdício. Nós, da ABRAS esteremos trabalhando com afinco para que o sistema alimentar brasileiro tenha, cada vez mais, qualidade, menos desperdício, e para que tudo o que seja comercializado nas nossas lojas possa ter a segurança necessária para garantir a saúde dos nossos consumidores"


Temas
Os temas titulares do evento são relacionados ao Marco Decenal de Programas sobre Consumo e Produção Sustentável - 10YFP, acordados na Rio+20 que, sob a liderança das Nações Unidas, contemplam entre outros, um Programa específico voltado à promoção de Sistemas Alimentares Sustentáveis. Ações estas lideradas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que contam com a participação do MAPA.


Palestras
Na manhã de hoje, o superintendente da ABRAS e coordenador do RAMA, Marcio Milan, foi palestrante do painel Estudo de caso de ações multiatores em sistemas alimentares sustentáveis (SAS), e falou da importância da redução do desperdício e da governança das cadeias de suprimento em frutas, legumes e verduras no Brasil, com vista à promoção de sistemas sustentáveis.


Até a próxima quinta-feira (9/11), o evento traz diversas palestras sobre produção sustentável, oportunidades e desafios dos sistemas alimentares, produção integrada, compliance, entre outros importantes tópicos.



Redação Portal ABRAS

 




Clipping Portal ABRAS


Últimas

» Receita esclarece serviço de procuração para acesso ao e-cac colocado à disposição do contribuinte por meio do Dossiê Digital de Atendimento (DDA) 11 de Agosto 2020, às 17h
» Tribunal expande projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas 11 de Agosto 2020, às 16h
» Consumidor tem direito de troca imediata de bem essencial ao trabalho 11 de Agosto 2020, às 16h
» Dívida avalizada por empresa em recuperação pode ser incluída no quadro de credores 11 de Agosto 2020, às 16h
» Prorrogada validade de MP que criou conta de poupança social 11 de Agosto 2020, às 16h
» STJ – Tribunal não terá expediente nesta terça-feira (11) 11 de Agosto 2020, às 16h
» SAIBA COMO FICA O FUNCIONAMENTO DO TRT-2 NO DIA DO ADVOGADO 11 de Agosto 2020, às 16h
» TJDFT suspende expediente nesta terça-feira, 11/8, em virtude de feriado forense 11 de Agosto 2020, às 16h
» INSTITUCIONAL: Dia 11 de agosto não haverá expediente no TRF1 devido ao feriado regimental dia do Direito 11 de Agosto 2020, às 16h
» PGFN regulamenta Transação Excepcional para débitos apurados na forma do Simples Nacional 10 de Agosto 2020, às 15h

Ver mais »