Prefeitura de SP assina convênio para implantação de aplicativo de táxi

Leia em 2min 50s

A prefeitura de São Paulo assinou hoje (11) um termo de cooperação com a prefeitura do Rio de Janeiro para o desenvolvimento e a implantação de um aplicativo para taxistas da capital paulista. Por meio do Táxi SP, a prefeitura pretende atrair usuários de outros aplicativos de transporte, oferecendo o serviço a um custo inferior ao praticado pelo mercado. A previsão é de implantar em três meses em São Paulo. 

O aplicativo foi desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro e está sendo utilizado na capital fluminense em fase piloto, com 10 mil taxistas cadastrados.

 

O Táxi SP é mais seguro, segundo a administração municipal, porque dá a garantia de que o taxista está cadastrado no sistema da prefeitura e não tem antecedentes criminais. Com o aplicativo também será possível controlar a qualidade do serviço, dar segurança quanto aos valores cobrados para evitar abusos e prever o preço da corrida antes do início da viagem.

 

O pagamento poderá ser feito em dinheiro e cartões de crédito e débito. O taxista também poderá dar descontos aos passageiros, caso queira, e de quanto achar conveniente. O taxista não precisará pagar nada para a prefeitura, que também não prevê redução nos valores das taxas atuais obrigatórias.  "Não tem a menor hipótese de o taxista sair perdendo, só sai ganhando desse projeto. Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo", afirmou o prefeito paulistano, João Doria.

 

A prefeitura de São Paulo terá a geolocalização de todos os táxis em operação, cadastrados no aplicativo. Com isso, o app terá a função de gerar uma massa de dados para a administração municipal conhecer melhor o serviço de táxi na capital. Será possível analisar a distribuição dos carros por região da cidade, por dia da semana e por horário. Os taxistas também poderão contribuir com a gestão da cidade, informando, por meio do aplicativo, os problemas encontrados pelo trajeto, como buracos, lixo, entre outros.

 

"A presença do táxi em São Paulo é um ícone urbano. São 37 mil alvarás e 77 mil condutores credenciados. Vejam o tamanho dessa atividade econômica, quantidade de emprego e renda. São 158 mil viagens por dia, um número que está crescendo, enfrentando as dificuldades da competição tecnológica e a crise econômica. O táxi é mais rápido porque pode transitar na faixa de ônibus", afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

 

Segundo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, outras parcerias devem ser firmadas entre as duas prefeituras. “As prefeituras vão cada vez mais se valer de aplicativos e programas. Não é certo que eu gaste lá R$ 2 milhões para fazer um aplicativo e o Doria tenha que gastar mais R$ 2 milhões para fazer a mesma coisa em São Paulo. Ele pode aperfeiçoar, inclusive mandar para mim, e aí vamos trocando sem precisar repetir todo o processo", disse o  prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

 

Além da parceria no aplicativo de táxi, os dois prefeitos pretendem fechar um convênio para a compra de remédios e aproveitar na capital fluminense o Corujão da Saúde, programa criado para zerar as filas de exames médicos.

 

Edição: Lidia Neves

 

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil

 

Fonte: Agência Brasil (11.10.2017)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais