Abertura da 51ª Convenção ABRAS reúne lideranças políticas e empresariais em Atibaia

Leia em 5min 10s

Cerimônia de abertura da 51ª Convenção ABRAS 

 

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto

 

  

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi

 

A cerimônia de abertura da 51ª edição da Convenção ABRAS reuniu, na noite de ontem (12), lideranças empresariais e políticas, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo Neto, anfitrião do evento, ressaltou em seu discurso o tema da Convenção 2017 Mudanças - Vamos Juntos! . "Entender o que os nossos clientes esperam de nossas lojas e saber como fidelizá-los, está se tornando um desafio cada vez maior. É preciso olhar além, mudar a mentalidade, a forma de atuar, e se preparar para o novo consumidor que está chegando. Uma pessoa muito mais conectada e exigente, multicanal, que não se contentará com as mesmas lojas, com as mesmas estratégias de vendas e com as mesmas experiências."


Sanzovo também destacou no evento uma das principais conquistas do setor em 2017, o reconhecimento da atividade supermercadista como essencial, por decreto assinado no dia 16 de agosto, pelo presidente Michel Temer, e falou das últimas conquistas do setor, resultado do forte trabalho da ABRAS em parceria com a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) e com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE), dentre elas a modernização da legislação trabalhista, com inclusão do trabalho intermitente; terceirização, regulamentação dos meios de pagamento.


O presidente também defendeu a aprovação das reformas tributária e da Previdência para impulsionar o crescimento econômico do Brasil. "Não dá mais para continuarmos financiando um sistema previdenciário que não acompanhou as mudanças demográficas da população. Também não podemos arcar com uma tributação tão alta, que nos impede de expandir nossos negócios e gerar empregos. Precisamos retomar o crescimento do País, e sem essas reformas isso não será possível".


Cerimônia

A solenidade contou com mais de 500 pessoas, entre empresários e executivos do autosserviço brasileiro. Participaram da cerimônia o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o Secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, representando o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, o Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, representando o governador do Estado Geraldo Alckmin, o presidente da Assembleia Legislativa de SP, Cauê Macris, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, Rogério Marinho (PSDB-RN) e o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.


Maggi, aproveitou a ocasião de sua fala, durante a solenidade, para destacar o imenso valor do comércio no escoamento da produção agrícola nacional e pediu para o setor ajudar o agribusiness a mostrar que o Brasil é o país que mais preserva suas florestas nativas e que os agricultores são dos maiores responsáveis por essa preservação. "Isso deveria ser mais valorizado e o mundo deveria se esforçar para pagar mais por esse esforço que fazemos."


O presidente da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (ABAD), Emerson Destro, participou do evento representando o coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Honório Pinheiro. Da UNECS também estava no evento, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), George Pinheiro.


Convenção ABRAS no Rio de Janeiro

Durante o jantar de abertura da Convenção, o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto fez o anúncio de uma grande mudança: a partir de 2018, a Convenção ABRAS volta ao Rio de Janeiro (RJ), sendo realizada em parceria com a entidade do Estado, ASSERJ, combinando feira e congresso.


A mudança é, na verdade, o retorno a um formato que teve imenso sucesso durante as décadas de 1980 e 1990, mas que foi substituído pelo atual em 2007, depois de um período de transição que abrangeu os anos de 2005 e 2006. Ou seja, até 2004, a Feira da ABRAS, como era conhecida, acontecia no Rio de Janeiro. A novidade fica por conta da proposta de tornar a Convenção, depois de 2019, itinerante, abrindo a oportunidade para que seja realizada em parceria com outras entidades estaduais e, assim, a cada ano, em um estado diferente do País.

"A decisão foi tomada com o aval da nossa diretoria e do nosso Conselho Consultivo. Temos certeza de que vamos inaugurar uma nova etapa da nossa história tão bem-sucedida, como todos vocês sabem", disse Sanzovo.


O presidente da ASSERJ, Fábio Queiroz, destacou a "volta para casa" da Convenção e classificou o acontecimento como a maior conquista de sua trajetória profissional. Sem esconder a emoção, disse que a iniciativa, além de boa para o setor, para a ABRAS e para a ASSERJ, era um voto de confiança e um claro apoio dos supermercados ao Estado do Rio de Janeiro, que passa por um difícil momento no aspecto financeiro, talvez o mais difícil de sua história.


Convenção
A 51ª edição da Convenção ABRAS acontece até amanhã (14) no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante o evento acontecem palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis e Blocos do Conhecimento ministrados por importantes nomes do varejo, além da 7ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS, com lançamentos e tendências em soluções, equipamentos e serviços para o varejo de alimentos.

Este ano, a Convenção ABRAS traz o tema Mudanças - Vamos Juntos!, com o intuito trazer novas estratégias entre indústria e supermercados para repaginar a empresa e impulsionar a competitividade e lucratividade dos negócios.


A cobertura completa da cerimônia de abertura da 51ª Convenção ABRAS estará na edição de outubro da revista SuperHiper.



Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais