Abertura da Expoagas destaca reconhecimento da atividade supermercadista como essencial

Leia em 3min 30s

  

Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS 

 

João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS 

 

Convenção Gaúcha de Supermercados 

 

A 36ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas começou na manhã desta terça-feira (22), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. A solenidade de abertura reuniu empresários do setor de comércios e serviços, e políticos do estado. O reconhecimento dos supermercados como atividade essencial e a necessidade da aprovação das reformas da Previdência e tributária pautaram os discursos durante o evento.

 

Anfitrião da Convenção, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, destacou em seu discurso a importância do evento para alavancar as vendas e o desenvolvimento do varejo regional. Longo falou ainda do trabalho e dedicação da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) com o apoio da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), na conquista do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial da economia, por decreto, assinado no dia 16/8 pelo presidente Michel Temer.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da solenidade, e citou a tradição da Expoagas na união de lideranças do varejo nacional.

Na oportunidade, Sanzovo também falou do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial. "Uma vitória para todos nós, foi feita justiça ao setor". Em seu discurso, Sanzovo defendeu ainda as reformas da Previdência e tributária para impulsionar o crescimento do Brasil.

 

O vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, representou o governador do estado, José Ivo Sartori, e destacou que a Expoagas mostra a força do setor no estado. Ele também ressaltou a luta do setor pelo reconhecimento da atividade como essencial. "Esse reconhecimento mostra o quanto é difícil fazer transformações no nosso país, um processo que, para nós, parece algo óbvio, permitir que os supermercados abram aos domingos e feriados sem precisar de uma legislação própria, levou 20 anos. Essa dificuldade de livre mercado de ir e vir, no contexto político acaba se tornando as amarras que fazem o Estado brasileiro ser essa deformação construída ao longo de sua história".

 

O vice-governador defendeu a praticidade e a simplificação no setor, e ressaltou a importância de focar na coletividade. "Precisamos pensar no País como um todo e não somente nos quatro anos de governo. Cabe a todos apoiar e tentar fazer um estado/país melhor".

 

Após a solenidade de abertura, o economista e comentarista da Globo News, Ricardo Amorim, abordou em sua palestra o tema Oportunidades e estratégias no varejo.  Entre os destaques da sua apresentação estavam a necessidade de dar continuidade nas reformas estruturantes: previdenciária e tributária.

 

Supermercadista Honorário AGAS

Durante a solenidade de abertura da Expoagas 2017, a Associação Gaúcha de Supermercados homenageou com o título de Supermercadista Honorário AGAS o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Ele foi reconhecido pelo trabalho de liderança e capacidade de diálogo à frente da Federação do Comércio.

 

Expoagas 2017

A Expoagas acontece até quinta-feira (24), e traz este ano 347 expositores de produtos, equipamentos e serviços, volume 6% superior ao da edição passada. Durante o evento serão realizados cerca de 800 lançamentos, previstos para serem comercializados 15 dias após o encerramento da feira.

 

 A expectativa da Associação Gaúcha de Supermercados, organizadora do evento, é receber em torno de 44 mil visitantes nos três dias, e uma geração de negócios de R$ 497 milhões.

 

Além da exposição de produtos e serviços, a Expoagas conta com intensa programação didática, que inclui ciclo de palestras, oficinas práticas e visitas técnicas a supermercados gaúchos.

 

 

Natália Lima – Portal ABRAS, de Porto Alegre


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais