Monitorar a rede de computadores da sua empresa é proteger-se do desvio e roubo de dados

Leia em 5min 50s

 Os responsáveis pelo monitoramento de rede das grandes empresas são os profissionais da área de TI (Tecnologia da informação). Esses profissionais sabem tudo sobre os equipamentos mais novos no mercado, softwares atualizados e sabe o que é ou não bom para garantir que os sistemas fiquem imunes aos erros.

 

Dessa forma, quando o sistema está em estado crítico é preciso que haja um monitoramento constante para que isso não prejudique os usuários durante o uso da rede. Os servidores são como se fossem um tipo de ferramenta onde vários problemas podem acontecer, e por isso é necessário esse monitoramento constante para garantir a qualidade do serviço para os clientes.

 

É a rede que permite a troca de informações entre máquinas dentro de uma empresa, algo que também exige um acompanhamento de TI para que o desempenho seja produtivo. Para isso separamos algumas informações, sobre a importância do monitoramento de rede, continue lendo.

 

De olho em tudo

 

Quando você contrata uma empresa para monitorar a sua rede, os profissionais chamados serão sempre os TI. Eles são responsáveis por esses processos e entendem melhor as falhas que a rede pode vir a ter, e recebem esses alertas através de e-mails que são pré-programados.

 

Dessa forma a equipe fica de olho em tudo e sabe de tudo o que se passa por dentro do desempenho de todo o lugar e consequentemente conseguem agir de forma mais rápida quando surge um problema.

 

Por exemplo, vamos pensar que as falhas na sua empresa aconteçam durante a noite. Quando a rede está sendo monitorada, o profissional pode resolver o problema de forma remota, antes mesmo de o expediente começar no dia seguinte.

 

Aceleração das resoluções

 

Com o monitoramento a resolução de problemas pode ser feita de forma bem mais rápida. Isso porque essas resoluções mostram aonde é o problema ou qual dispositivo está causando o erro, e assim menos tempo é perdido para encontrar as causas e a solução pode ser feita bem mais rápido. É como se fossem cortadas algumas etapas.

 

Toda rede de grandes empresas apresentam falhas e problemas isolados que se ao longo do tempo não forem analisados e resolvidos, podem passar despercebidos por toda a equipe, e se vier a ser algo importante o que era pequeno pode ficar ainda maior.

 

Quando existem ferramentas de monitoramento, fica mais fácil dos profissionais encontrarem algo de errado e entender como está a rede a sua funcionalidade para finalmente definir as ações e as melhorias que ela necessita.

 

Planejamento do monitoramento de rede

 

Se uma ferramenta ou equipamento começa a dar problemas repetidas vezes, prejudicando o alto desempenho e a produtividade, significa que a sua empresa já passou da hora de trocá-lo. Quando existe o monitoramento de rede é possível também programar esse tipo de trocas e substituições periódicas, ou até mesmo investir em ovos equipamentos como modems e roteadores para prevenir problemas futuros que possam atrapalhar a rede.

 

Esse tipo de prevenção evita que a rede trabalhe no limite da sua capacidade durante um período de tempo muito longo, dessa forma a empresa consegue se programar melhor para investir nesse tipo de coisa e consegue gastar com mais tranquilidade sem que haja muito impacto em suas finanças.

 

Facilitar a visualização do problema

 

Muitas vezes é preciso que a equipe de TI tenha que explicar algumas questões que são técnicas para os donos ou diretores da empresa, e quando já há um problema é possível que haja interferência ou ruídos na comunicação. Por esse e outros motivos que o monitoramento com ferramentas próprias para essa finalidade.

 

Além de facilitar a comunicação também facilita a visualização dos sistemas e seu desempenho, com seus pontos altos e críticos, o que também favorece a rapidez durante as decisões que devem ser tomadas a equipe de TI junto aos donos da empresa.

 

Dá pra perceber que o monitoramento de redes torna o trabalho mais fácil e estratégico, facilitando o trabalho em equipe, a criação de soluções para os problemas até mesmo antes de eles surgirem.


Monitorando o seu tráfego de rede

 

Já no setor residencial também é possível fazer o monitoramento de rede com o uso de alguns softwares grátis que são encontrados facilmente. Esses programas fazem o monitoramento em tempo real, calculam as taxas de transferências de dados, etc.

 

Separamos um rápido tutorial para que você também consiga fazer o tráfego de rede da sua casa.

 

Passo a passo

1. Primeiramente vá até o ícone de conexões e aperte com o botão direito sobre ele e clique em "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento".

 

2. Quando a ferramenta de conexões se abrir no seu computador, aperte onde está indicado a conexão com a internet, a que você estiver usando no momento.

 

3. Irá se abrir uma nova janela com o status da rede. Nessa janela você consegue observar qual a taxa de transferência de dados e a quantidade de bytes distribuídos e recebidos desde o início da conexão.

 

Existem vários programas que sendo instalados no seu computador conseguem te dar mais informações sobre o tráfego, taxas de transferência e até alguns dados mais profissionais se for do seu interesse. Alguns programas conseguem passar informações mais detalhadas e outros mais superficiais.

 

Se a sua intenção é descobrir possíveis erros e problemas na rede, também existem softwares gratuitos que podem ser instalados na sua máquina para fazer o monitoramento de rede. As listagens costumam mostrar pacotes de dados transmitidos pela placa de rede, e esses dados te permitem analisar e possivelmente identificar algum problema que esteja acontecendo.

 

Com toda a evolução da tecnologia, existem diferenciais que passaram a impactar a sociedade principalmente sobre os negócios e grandes empresas como as redes de computadores. Ter um bom suporte junto ao monitoramento de rede é importante para manter os arquivos seguros, funcionários trabalhando e a empresa sempre crescendo.

 

A importância de manter a sua rede sempre monitorada torna as máquinas da empresa sempre ativas. Os desafios são grandes para realizar o gerenciamento de uma rede, mas é possível acompanhar o funcionamento dos serviços, rede e tudo o mais. Basta encontrar profissionais capacitados e investir um pouco de recursos.

 


Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS 


Fonte: Estadão (09.03.2017)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais