Agência alemã GIZ apresenta à ABRAS Sistema Pró-Ozônio para melhor controle do HCFC-22

Leia em 2min 50s

  
A agência alemã para o desenvolvimento sustentável GIZ apresentou à ABRAS o Sistema Pró-Ozônio, para melhor controle das empresas do uso do fluído frigorífico HCFC. A implantação do sistema faz parte das iniciativas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da GIZ para implementação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). O objetivo da reunião, realizada ontem (26/11), na sede da APAS, em São Paulo,  foi colher sugestões para aperfeiçoamento do sistema, até a finalização do mesmo, quando será disponibilizado on-line para todas as empresas do setor no País poderem acessá-lo. 


"O governo alemão cedeu ao Brasil esse sistema que é amplamente utilizado para o controle do uso desses fluídos por lá. Nós traduzimos e adaptamos ao contexto brasileiro. Agora estamos na fase final de ajustes. O apoio da ABRAS e também das Associações Estaduais do setor é muito importante para colhermos sugestões técnicas, e também para a fase de divulgação do sistema a todas as empresas supermercadistas", afirma Stefanie Von Heinemann, consultora da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH.


O vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan, presente na reunião, adiantou que a entidade vai apoiar a divulgação do sistema, quando ele estiver finalizado, porque para o setor é importante ter uma boa ferramenta de controle do uso do R-22, tanto por causa do custo - o preço desse fluído tem subido muito e deve subir mais - como para evitar vazamentos no meio ambiente. "Essa fase de ajustes é fundamental para que o sistema realmente fique acessível ao uso diário dos técnicos que atuam nos supermercados", orientou.


A gerente da Proteção da Camada de Ozônio/DEMC/SMCQ/MMA, Magna Luduvice, fez durante a reunião uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos no PBH - Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e chamou a atenção para a importância dos técnicos dos supermercados realizarem os cursos de boas práticas disponibilizados gratuitamente por esse programa. "Nessa primeira fase do PBH nós disponibilizamos 4.900 vagas, os cursos estão acontecendo em várias capitais e é preciso que as empresas incentivem os técnicos (próprios ou prestadores de serviços) a comparecerem. Para a segunda fase do PBH estão previstas mais 9.238 capacitações", disse.


Magna também fez um balanço de todo o trabalho desenvolvido até agora para redução dos HCFCs, que conta com a cooperação da ABRAS e da agência implementadora, no setor de Serviços, a GIZ e também da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), representada na reunião por seu vice-presidente de Meio Ambiente, Paulo Neuländer.

Como resultado dessa reunião, além das sugestões de pequenas melhorias ao sistema, que foi muito elogiado, ficou definida a realização de pilotos em lojas, que poderão melhor validá-lo ao adequado uso diário pelos técnicos do setor.


Também participaram da reunião: Carmem Moreira e Frank Amorim, analistas ambientais na Gerência de Proteção da Camada de Ozônio/DEMC/SMCQ/MMA; Gutenberg da Silva Pereira, especialista em Refrigeração e Ar Condicionado da GIZ no Brasil; Marcos Manea, gerente ABRAS; Thiago Pietrobon, consultor da Ecosuporte; Rose Pavan, coordenadora de Sustentabilidade da APAS; Rafael Yamada, do Grupo Yamada (via conferência); e Susana Ferraz, Comunicação ABRAS.


 

 

Redação Portal ABRAS

 

 

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais