SuperNorte 2015 apresenta até hoje em Belém estratégias para superar desafios

Leia em 3min 40s

O objetivo principal do encontro regional de supermercadistas e fornecedores do Norte é guiar uma agenda propositiva do setor diante do cenário econômico atual

 



 

Solenidade de abertura da SuperNorte 2015, em Belém


Presidente da ASPAS, José Oliveira, em discurso no evento


Acontece até hoje (14), em Belém, um dos maiores encontros do segmento varejista do País: a SuperNorte 2015 - Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte. Desde segunda-feira (12), o evento transformou o Hangar Centro de Convenções em um grande núcleo de negócios e conhecimentos para o setor supermercadista regional.


O encontro anual, que tem como tema "Estratégias para superar desafios", é uma realização da ASPAS (Associação Paraense de Supermercados) com a participação de delegações das associações estaduais do Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão, com apoio institucional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O evento, que está em sua 18ª edição traz este ano importantes discussões sobre o futuro dos negócios na Amazônia e as principais tendências em gestão empresarial do varejo e comportamento do consumidor.


Solenidade de abertura

A cerimônia oficial de abertura da SuperNorte 2015 reuniu na última segunda-feira, no auditório principal do Hangar, as maiores autoridades do estado, presidentes de associações supermercadistas estaduais, executivos de empresas expositoras, empresários, fornecedores e convidados. Para o presidente da ASPAS, José Oliveira, a ideia é promover um amplo debate durante a SuperNorte sobre como se proteger das adversidades e vencer os obstáculos que surgem a todo instante no cotidiano dos empreendedores. "Em tempos de oscilação na economia, quem se destaca é quem dá um passo à frente e enxerga oportunidades onde a maioria vê dificuldade", afirmou Oliveira.


Em seu pronunciamento, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-PA, Fernando Yamada, destacou a união e parceria da ASPAS com a ABRAS em prol do setor, e falou da importância do evento para o varejo na região. "O Pará saiu na frente com a realização da feira. "A SuperNorte foi conquistando cada vez mais importância no Brasil. Hoje, o evento é uma das melhores feiras nacionais no setor supermercadista".


Durante a cerimônia foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Procon-PA e a ASPAS, com a renovação do programa De olho na Validade, ação educativa para tornar o consumidor cada vez mais consciente em relação à validade de produtos alimentícios antes da compra. A campanha será desenvolvida em todas as redes associadas à ASPAS.
Feira 2015
A feira de exposições da SuperNorte 2015 reúne na área de exposições gigantes da indústria local e nacional, distribuidores, prestadores de serviços, pequenos e médios empreendedores, promovendo um encontro focado na qualidade e produtividade.
A área de mais de 3 mil metros quadrados traz este ano cerca de 70 fornecedores de produtos, serviços, equipamentos e tecnologia, que juntos representam mais de 250 marcas locais, nacionais e multinacionais.


Evento
O segundo dia da SuperNorte, ontem (13), abriu espaço para a capacitação dos profissionais. Pela manhã houve a palestra técnica Processos de varejo: performance e produtividade, com Paulo Crapina, da GS1 Brasil. Além dos cursos técnicos de coaching, gestão estratégica e de pessoas. No intervalo do almoço foi realizada a visita técnica ao supermercado Formosa, unidade Augusto Montenegro, em Belém, onde delegações do interior conhecem o funcionamento de grandes lojas da capital. À tarde, a programação foi de palestras com o jornalista Heraldo Pereira e o consultor empresarial Waldez Ludwig.


Hoje a SuperNorte repete a dose de conhecimento com cursos técnicos focados em resultados, gestão de estoques e produtividade. Além das palestras do fundador do Centro de Excelência em Varejo da FGV Juracy Parente e do publicitário Dado Schneider.
A expectativa dos organizadores é receber mais de 30 mil visitantes nos três dias, e gerar mais de R$ 30 milhões em negócios até as 23h de hoje, quando se encerra a feira.

 

 

 


Mara Góes - Comunicação ASPAS/ Natália Lima - Comunicação ABRAS


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