ABRAS, com apoio de empresas de pesquisas, traz o cenário atual de consumo do Brasil

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No primeiro dia da 49ª Convenção ABRAS (15/9), a entidade nacional do setor traz dados de pesquisa que mostram que o varejo brasileiro apesar de apresentar estabilidade de volume de vendas no primeiro semestre já precisa se preocupar, porque o consumidor está indo menos ao ponto de venda, comprando menos quantidades, e está privilegiando compras de abastecimento.

De acordo com as informações divulgadas hoje (15) pela Abras/Nielsen, com base na pesquisa Formatos, Tendência e Conjunturas, houve estabilidade em volume de vendas no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a vendas em volume e valor, o cash&carry (atacarejo) se destacou, apresentando crescimento no semestre de 8,5%, em relação ao ano passado.


Os dados mostram ainda que as atividades dentro das lojas seguem como a primeira ação para o crescimento. De acordo com os resultados divulgados pela Abras/Nielsen, 84% das empresas entrevistadas aumentaram as atividades nos supermercados, 28% aumentaram as vendas com investimentos em inovação, e 22% cresceram com embalagens econômicas ou packs promocionais.

Em relação aos alimentos, as análises destacam ainda que em média, os shoppers ao redor do mundo compram produtos frescos 2,5 vezes por semana, o que torna esses itens aliados do varejo para aumentar a frequência à loja e são uma boa oportunidade de negócio em tempos de crise como o atual.


Movimentos do Consumidor
O panorama sobre as tendências de compra do consumidor, também apresentado pela Abras/Kantar, mostra que a frequência de compras nos supermercados brasileiros caiu -6,1% no primeiro semestre do ano. Neste mesmo período foram registradas 2,6 visitas a menos por lar.


Os dados apontam ainda que as regiões Norte e Nordeste foram as últimas a diminuírem o consumo, mas já são responsáveis por 27% da queda do semestre. As metrópoles brasileiras continuam apresentando forte diminuição na frequência de compras, como a Grande São Paulo, que registrou menos 6 idas aos supermercados, e a Grande Rio de Janeiro, com menos 5 visitas.

A pesquisa traz também resultados curiosos. Em relação ao volume médio por viagem, as classes mais altas foram as mais impactadas. As classes A/B1 registraram juntas -7%, seguidas da C2 com -5% e da C1 que registrou -4% no volume médio.


Outro destaque dos dados é que mesmo em momento de crise econômica os lares brasileiros expandiram suas compras para categorias premium no primeiro semestre, que registraram um aumento de 3,4% no volume de vendas no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014.

A pesquisa mostra que os supermercados assumem um novo papel com forte aumento de compra de abastecimento, com destaque para o atacarejo (compras por atacado), que registrou no primeiro semestre 65% da importância do volume de compras de abastecimento em 2015.


Comportamento de compra da cesta
básica em tempo de crise

O estudo on-line Comportamento de Compra da Cesta Básica em Tempo de Crise, elaborado pela GfK em julho deste ano, também está sendo divulgado pela primeira vez na Convenção Abras. Realizado para ampliar o entendimento das macroestratégias em relação à compra de categorias consideradas básicas, o estudo destacou que o atual momento econômico traz de volta a importância de o varejo gerir ainda melhor a dinâmica das categorias, o relacionamento (supermercadista-fornecedor) e a construção de marcas.


A comparação de preços é outra realidade que também deve ser considerada. Cada categoria tem a sua dinâmica, impulsionada tanto pelo seu uso/consumo dentro do lar, como pela força das marcas que nela atuam. O estudo também mostrou que o varejo encontra hoje importantes pressões competitivas, não apenas entre bandeiras, mas especialmente entre formatos de lojas (por exemplo: supermercado, hipermercado, atacarejo e loja de conveniência).


O estudo realizado recomenda que as estratégias por categoria devem ser discutidas entre indústria e varejo, para encontrar ganhos mútuos. Neste contexto, os fundamentos do marketing devem prevalecer: inovação constante, em produtos e comunicação; desenho e gerenciamento de experiências, e execução impecável no ponto de venda para atrair mais clientes.


Convenção ABRAS 2015
Data: de 15 a 17 de setembro de 2015
Local: Bourbon Convention & Spa Resort - Atibaia (SP)
Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n - km 37,5 - Atibaia (SP)

 

Assessoria de Comunicação da ABRAS - (11) 3838-4509/3838-4584
Susana Ferraz - susanaferraz@abras.com.br - cel. (11) 9 8161-9943
Natalia Lima - natalia@abras.com.br - cel. (11) 9 8122-4501

 


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