Deputado Domingos Sávio defende criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Leia em 3min 10s

  

Da esq. p/ dir. deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) e Alexandre Seabra diretor de Relações Institucionais da ABRAS

 

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) participou de reunião com o diretor de Relações Institucionais da ABRAS e diretor executivo da UNECS, Alexandre Seabra, no dia 19 de março, em Brasília, para falar sobre a nova Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, formada pela ABRAS e pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).


A Frente está sendo constituída pelo Congresso Nacional para auxiliar na formulação de diretrizes que apoiem os setores, em relação à simplificação da carga tributária, desburocratização, regulamentação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e ao fomento do consumo, por meio do mercado de capitais.

Na ocasião Sávio destacou a importância da criação da nova Frente e deu sugestões para sua formulação. "Todos os deputados da base dos supermercadistas nos estados devem ser identificados. Seria interessante também buscar entidades que possam assumir o ônus da Frente, no que se refere ao financiamento de sua estrutura", destacou.
Domingos Sávio se comprometeu a direcionar os deputados nas comissões para orientá-los em relação aos projetos de interesse do setor. Sugeriu ainda que a Frente tenha um coordenador por cada estado da federação, e se propôs a participar da coordenação pelo estado de Minas Gerais.


Na reunião Alexandre Seabra ainda destacou a importância do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial. Domingos Sávio propôs apresentar, o mais rápido possível, o projeto sobre a atividade essencial na Câmara.
O deputado aproveitou a oportunidade para confirmar sua presença no evento Ranking 2015, que será promovido pela ABRAS, com co-realização da UNECS, no dia 28/4, para divulgar os principais dados do setor supermercadista no Brasil. No mesmo dia acontecerá a apresentação oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo.


Ranking ABRAS
O panorama do setor supermercadista brasileiro é traçado pela pesquisa Ranking ABRAS, o mais importante termômetro para o governo e a sociedade em geral avaliarem a amplitude e a força do segmento no País. Tradicionalmente publicado pela revista SuperHiper, da ABRAS, este trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, tem como principal objetivo conhecer e entender cada vez mais o setor supermercadista brasileiro e possibilitar a cada empresa acompanhar sua evolução, tecer comparações em relação à concorrência e, inclusive, planejar seu desenvolvimento. O estudo traz informações sobre faturamento (500 Maiores), dados físicos, formatos de loja, meios de pagamento, participação das diversas seções nas vendas totais e investimentos, entre outros.


UNECS

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) é um grupo formado pela ABRAS e mais seis entidades: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Nacional de Materiais de Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A UNECS foi criada em 12 de novembro de 2014 para atuar junto à sociedade e órgãos públicos no que diz respeito a temas de grande interesse setorial e nacional.


ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com mais de 85 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou cerca de R$ 300 bilhões em 2014 (o faturamento oficial será informado no evento Ranking ABRAS, em Brasília), é um dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).



Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais