O Procon-SP terá um plantão para atendimento de reclamações durante a Black Friday, dia em que o comércio on-line fará liquidações, marcado para esta sexta (28)
O serviço estará disponível das 19h da quinta (27) até a meia-noite da sexta (28), para atender possíveis falhas durante a compra, como queda de sistema ou dificuldade de pagamento.
Entre 35 e 40 pessoas vão trabalhar no atendimento do Procon-SP, que será feito por telefone (151), site e redes sociais.
Foi criada uma hashtag especial #BlackFridaynamiradoProconSP para os internautas que quiserem enviar prints ou o link da página com o problema, pelo perfil @proconspoficial. O mesmo procedimento pode ser feito por meio do perfil do Procon no Facebook.
A entidade afirma que a intermediação com as Empresas será em tempo real.
A chamada "metade do dobro" –quando empresas elevam os preços antes da promoção para reduzir no dia para o valor real- poderá ser punida com multa.
Desde agosto o Procon-SP vem monitorando semanalmente os preços dos principais varejistas do país para evitar esse artifício. A fiscalização pode ocorrer mesmo depois do encerramento da Black Friday e os comerciantes podem ser autuados por propaganda enganosa.
Fonte: Folha de São Paulo (25.11.2014)