Comissão aprova empréstimo de aparelho a cliente que deixar celular para reparo

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Aureo: o aparelho emprestado deve possibilitar, no mínimo, receber e fazer chamadas, assim como receber e enviar mensagens.

 

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou ontem (7) proposta garante ao consumidor o direito a receber outro telefone celular sempre que deixar seu aparelho na assistência técnica autorizada durante o prazo de garantia.
Pelo texto, o substitutivo do relator, deputado Aureo (SD-RJ), o aparelho emprestado deve possibilitar, no mínimo, receber e fazer chamadas, assim como receber e enviar mensagens.


Pelo projeto original (PL 652/11), do deputado Hugo Leal (Pros-RJ), o cliente teria direito à substituição imediata do celular que apresentasse defeito. O projeto não estabelece o período durante o qual o consumidor pode requerer o benefício.


"Produto essencial"


Aureo argumenta que o Código de Defesa do Consumidor (CDC Lei 8.078/90) já estabelece regras claras para a troca de produtos vendidos com defeito. Pela lei, o fabricante tem prazo de trinta dias para sanar o problema. Caso isso não ocorra, o consumidor conta com três opções - exigir a substituição do produto por outro igual, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.


Ainda assim, o relator considera positivo estabelecer uma regra específica para aparelho celular, que considera produto essencial. "O telefone celular já pode ser considerado um bem de suma importância tanto na vida privada do cidadão quanto nas atividades profissionais de pessoas e empresas", sustenta.


Tramitação


A proposta, que já foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Íntegra da proposta:


PL-652/2011


PL-2862/2011


PL-2880/2011


Reportagem - Maria Neves


Edição - Regina Céli Assumpção

 

 

Fonte: 'Agência Câmara Notícias' (08/05/2014)

 

 


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