Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
SuperHiper
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

18/08/2016 11:24 - Supermercados desperdiçam 2,2% do faturamento com a perda de itens

Apesar de terem melhorado o índice de ruptura entre 2014 e 2015, os varejistas brasileiros estão longe de alcançar a taxa considerada ideal, abaixo de 1%. Quebra operacional é a principal causa


 
São Paulo - Ainda que distante do índice ideal, os supermercados brasileiros melhoraram seus níveis de perdas de produtos em 2015. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os varejistas do setor desperdiçaram, em média, 2,26% de seu faturamento ano passado com produtos que nunca chegaram aos clientes.
 
Especialistas ouvidos pelo DCI defendem que a taxa de perdas ideal é abaixo de 1% do faturamento, como ocorre em alguns modelos supermercadistas fora do País.
 
"O melhor nível é aquele abaixo de 1%. Alcançar a perda zero é algo que demanda uma complexidade de processos e operações muito rara de ser observada, principalmente no Brasil. Mas, com algumas melhorias, é possível diminuir o índice atual", avalia o especialista em varejo e sócio-diretor da BA|Stockler, Marcus Cordeiro.
 
Atualmente, de acordo com a pesquisa da Abras sobre prevenção de perdas nos supermercados, o principal motivo que ocasiona o desperdício de produtos é a quebra operacional (35,8%), seguido pelo furto externo (20,0%), erros de inventário (11,1%) e furto interno (8,8%).
 
Para Cordeiro, o desperdício do setor supermercadista chega a ser preocupante, já que o modelo varejista trabalha com uma margem baixa de lucro.
 
"Essas perdas têm impacto direto no lucro e faturamento da companhia, pois eles trabalham com margens muito baixas. Mas é bem possível trabalhar processos e operações para evitar perdas", diz.
 
Rastreabilidade
 
Desde 2011, a entidade que representa o setor supermercadista desenvolve um trabalho focado no rastreamento dos produtos e alimentos que chegam às gôndolas das lojas.
 
Para o superintendente da Abras, Márcio Milan, o programa é a principal alternativa das varejistas para evitar ou, ao menos, diminuir as perdas, fator que ganha ainda mais relevância em meio à recessão.
 
"O monitoramento dos produtos desde a sua produção une as cadeias industriais, produtoras e varejistas, o que ajuda a diminuir o índice de desperdícios, principalmente no segmento de frutas, verduras e legumes, onde o nível de perdas anuais chegou a ser de 15% há alguns anos", conta.
 
Atualmente, no mesmo segmento, Milan afirma que o índice de perdas é de 6,8%. "O ideal para estes tipos de produtos perecíveis seria atingirmos o nível máximo de 5% de perdas", observa.
 
No geral, os produtos de maior valor agregado e que contribuíram negativamente para o índice de perdas dos supermercados no ano passado são: carnes (28%), bebidas em geral (21%), eletrônicos (17%), perfumaria (16%), doces (8%) e laticínios (3%). "A consciência sobre a importância do manuseio dos produtos tem aumentado ano a ano no Brasil. Mas é preciso melhorar ainda mais", justifica Milan.
 
Uma das redes que trabalha com o rastreamento dos produtos desde a produção é o grupo francês Carrefour.
 
Desde 2014, quando começou a participar do programa, a varejista contabiliza mais de 1 milhão de toneladas de alimentos rastreados.
 
Fonte: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/05/2021 17:01 - Vice-presidente da ABRAS e ministro do Meio Ambiente falam sobre logística reversa de medicamentos no setor
03/05/2021 14:31 - Presidente da ABRAS se reúne com autoridades dos poderes executivo e legislativo
29/04/2021 21:34 - Ranking ABRAS/SuperHiper será divulgado no dia 20 de maio
29/04/2021 20:39 - Unecs apresenta agenda de trabalho em reunião da ABRAS
29/04/2021 09:59 - Supermeeting ABRAS está de volta em formato digital e recebe o vice-presidente da Ambev
26/04/2021 12:38 - Comitê E-Commerce da ABRAS e Bauducco debatem futuro do varejo
26/04/2021 11:34 - Site da revista SuperHiper será lançado nesta terça-feira (27)
20/04/2021 15:12 - Setor supermercadista distribuirá cartões de compras para famílias vulneráveis
16/04/2021 20:37 - Supermercados registram 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto
14/04/2021 14:52 - Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros registra crescimento de 7,57%
17/03/2021 14:52 - Nota Oficial Abras - Atividade Essencial
11/03/2021 15:58 - Supermercadistas projetam crescimento de até 15% nas vendas da Páscoa
11/03/2021 15:29 - Vendas dos supermercados fecham janeiro com crescimento de 12%
26/02/2021 18:04 - Rodrigo Segurado é o novo vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS
19/02/2021 18:15 - Pesquisa de Prevenção de Perdas da Abras é prorrogada

Veja mais >>>