ÍNDICE ABRAS - Setor supermercadista registra 2,26% de perdas em 2015

Leia em 2min 10s

O setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 2,26% de perdas em 2015, o que representa em torno de R$ 6,19 bilhões em quedas anuais, de acordo com a 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, apresentada hoje (17) no 4º fórum ABRAS de Prevenção de Perdas, que reuniu empresários e executivos da cadeia de alimentos, em São Paulo. O Fórum foi aberto pelo superintendente da Associação Brasileira de Supermercados, Marcio Milan, que ressaltou a importância da pesquisa para os varejistas.

"A prevenção de perdas é fundamental para o crescimento sustentável das empresas. Os dados divulgados nesta pesquisa contribuem para o planejamento das empresas supermercadistas, para que possam reduzir as perdas, definir estratégias e ampliar a eficiência das lojas, e assim melhorar ainda mais seus serviços aos consumidores", destaca Milan.

A 16ª Avaliação de Perdas, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), contou com a participação de 302 redes supermercadistas. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2015 pelos empresários estão: quebra operacional, furtos externos, furtos internos, erros administrativos, fornecedores e erros de inventário.

Os artigos mais furtados no ano passado, de acordo com a pesquisa, foram: doces em geral (25%), bebidas alcoólicas e bebidas em geral (22%), carnes (14%), seguido de perfumaria (9%) e desodorantes (9%), laticínios (6%), lâminas de barbear (6%), chip de celular (5%) e brinquedos (4%).

Prevenção

Do total de respondentes, 65,9% possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados também os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, usos de coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, usos de coletor no recebimento, software de monitoramento e acompanhamento das perdas, entre outros.

Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas citadas pelos supermercadistas estão: treinamento para colaboradores, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, introdução dos processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção e comunicação de prevenção de perdas.


Respondentes

A 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros foi realizada com base nas informações de 302 redes participantes, que somam 4.346 lojas no País. Desses, 30,53% (empresas respondentes) têm faturamento acima de R$ 100 milhões. Em 2014, essa participação era de 17,84%.

De acordo com os realizadores, o objetivo da pesquisa é destacar a relevância do investimento na melhoria dos processos de prevenção de perdas no varejo brasileiro, por meio da apresentação anual da situação desta prática nas empresas que operam no País.

Fonte: ASMAT


Veja também

Prejuízo bilionário supermercados registram 2,26% de perdas em 2015

O setor supermercadista brasileiro registrou um índice de 2,26% de perdas em 2015, o que representa em torno de R...

Veja mais
Fernando Yamada recebe homenagem no 28º Congresso da Abrasel

           O presidente da Associaç&a...

Veja mais
Setor supermercadista registra 2,26% de perdas em 2015

Superintendente da ABRAS, Márcio Milan   Coordenador do Comitê ABRAS de Preven&cce...

Veja mais
Otimismo aumenta entre os supermercadistas, revela pesquisa da Abras

Os empresários do supermercadistas estão mais otimistas em relação ao cenário macroec...

Veja mais
Grandes redes são pioneiras nos descontos e acúmulo de pontos

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de supermercados do Brasil a criar um programa de fidelidade, o...

Veja mais
Darci Piana participa de encontro da cadeia de abastecimento em SP

Entre os dias 8 e 10 de agosto, foi realizado o Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento (Enacab), no São Pau...

Veja mais
Rogério Marinho defende modernização da lei trabalhista

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) cumpriu extensa agenda nesta sexta-feira (12) na em Curitiba (PR). Pres...

Veja mais
Clima de confiança dominou reunião com ministros Henrique Meirelles e Eliseu Padilha

Em almoço realizado pela Frente Parlamentar CSE, presidentes da UNECS apresentaram suas demandas aos ministros da...

Veja mais
Rogério Marinho lidera reunião de frente parlamentar com ministros Padilha e Meirelles

A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu nessa quarta...

Veja mais