Cartão-presente ganha mais espaço no varejo

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Antes encontrado apenas em livrarias, modalidade de presente avança entre empresas do setor supermercadista e até no pequeno comércio, que buscam aumentar os formatos de vendas




São Paulo - O movimento do consumidor por um maior controle sobre os seus gastos tem feito com que modalidades de pagamentos via cartões-presente avancem entre os varejistas nacionais, principalmente em supermercados e livrarias.

Segundo o diretor de marketing da Epay Brasil - empresa que emite milhões de cartões do tipo anualmente -, Rogério Lima, além da crescente demanda dos clientes por este tipo de cartão, as lojas se beneficiam desta oferta por conta do aumento do tíquete médio que a ferramenta proporciona.

"[O cartão] é um veículo interessante para que as lojas elevem seu tíquete médio, já que ao menos 80% dos adquirentes acabam consumindo produtos que superam o valor disponível no cartão presente", afirma Lima.

Ainda segundo o diretor, a ferramenta também pode ser utilizada para fidelizar os clientes, já que dependendo do caso só pode ser utilizada na própria rede varejista. "A procura por parte do cliente também tem aumentado por conta do controle maior que a crise econômica impôs sobre os gastos familiares. O cartão ajuda nesse sentido. Além disso, o País possui aproximadamente 50 milhões de pessoas sem conta em banco e que anseiam por soluções que as atendam", conta.

Entra as varejistas atendidas pela Epay no Brasil estão gigantes como o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a rede de lojas de departamento Fnac.

A Epay, inclusive, tem notado também um considerável avanço do interesse de pequenos varejistas em oferecer os cartões, principalmente lojas de jogos, brinquedos e games.

"Os créditos a serem utilizados em compras de aplicativos e de jogos têm um apelo forte junto aos jovens, o que tem levado essas lojas a oferecer o cartão pré-pago", explica Lima. "Até farmácias já desenvolveram alguns projetos nesse sentido", complementa.

A Epay fala em um aumento de até 25% na emissão de cartões deste tipo em 2016, sobre 2015. As vendas cresceram entre 18% a 20% no período.

Desempenho

Na visão do GPA, que trabalha com dois formatos de cartão - Extra (Cartão Presente) e Pão de Açúcar (Boas Compras) - além dos tradicionais pré-pagos, o consumidor ainda está conhecendo o sistema.

"Ele [cliente] está começando a conhecer mais o serviço, entendendo e usufruindo da praticidade e controle financeiro que os cartões podem trazer ao seu dia a dia", conta a coordenadora de serviços do Multivarejo - braço supermercadista do Grupo Pão de Açúcar -, Luana Tomaselli.

De acordo com ela, o desempenho de vendas dos cartões tem sido positivo, com crescimento médio de 5% ao mês em 2016, sobre o mesmo período do ano anterior. "Resultado esse proporcionado pelo aumento do portfólio de cartões e também pela procura pelo serviço", lembra.

A alta procura levou a companhia a transferir a modalidade para o ambiente digital, oferecendo a modalidade de pagamento para seus clientes corporativos através de seu braço logístico, a CNova.

No modelo B2B, os créditos concedidos pelas lojas têm validade de um ano e são cedidos por meio de códigos virtuais. Em caso de saldo itens, o valor contratado pelas companhias pode ser complementado pelo próprio comprador sob todas as formas de pagamento oferecidas pelas marcas no e-commerce. Os sites do Ponto Frio, Casas Bahia e Extra estão inclusos no projeto.

Exterior

Um estudo realizado pela National Retail Federation, nos Estados Unidos, mostrou que o cartão-presente é a escolha mais popular para presentear nos últimos anos naquele país.

No Brasil, estima-se que juntos, os cartões presente e os pré-pagos possam movimentar até R$ 57,6 bilhões até o final do ano que vem, segundo dados da Mastercard. "Esta nova opção de cartão pré-pago no Brasil dá ainda mais liberdade ao consumidor, que sempre tem reconhecido a Fnac como grande referência em diversidade com qualidade", exalta o diretor de marketing da Fnac, Roberto Sansão.



Veículo: DCI


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