Comerciante aposta em ofertas e promoções no Dia dos Namorados

Leia em 1min 30s

Levantamento realizado pela CDL-BH confirma a tendência de cautela dos comerciantes com o Dia dos Namorados. Para 57% dos entrevistados, as vendas deste ano serão inferiores às de 2014. Na opinião dos pessimistas, essa queda deve representar em média 25%. Outros 29% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado, com um crescimento médio de 15%. Para os 14% restantes, a expectativa é de que elas sejam iguais à de 2014. Assim, a entidade acredita que a data, neste exercício, deverá registrar leve crescimento de 0,12% nas vendas em relação ao ano anterior, resultando em um valor de vendas em torno de R$ 2,142 bilhões no mês do Dia dos Namorados.

Para tornar possível a previsão, 29% dos entrevistados estão apostando em ofertas e promoções para intensificar as vendas do período. A decoração (17%) e a propaganda e publicidade (17%) vêm logo em seguida. Já a expectativa do tíquete médio de compras está em torno de R$ 101,85. Em 2014 o valor foi de R$ 145,82.

Segundo o vice-presidente da CDL-BH Davidson Cardoso, essa diminuição pode ser explicada pelo aumento da inflação, que tem limitado o poder de compra das pessoas. "O consumidor não vai deixar de comprar, mas está revendo seus gastos e vai priorizar o preço", reforça.

Para 25% dos lojistas, os calçados serão a principal opção de presente para os namorados. As roupas apareceram em segundo lugar, com 21% da preferência. Em seguida vieram flores (12%), artigos diversos (9%), perfumes e cosméticos (6%), joias e bijuterias (5%). Itens de cama, mesa e banho correspondem a 5%, bombons somam 4%, cartões 4% e outros, 9%.

Por fim, a maioria dos entrevistados (68%) aposta nas vendas com cartão de crédito, com parcelamento em até quatro vezes, como principal opção de pagamento. Na opinião de 12% a opção será o dinheiro e outros 10% acreditam no cartão de débito.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preço de remédio varia até 40% em Fortaleza

Pesquisa direta feita pelo Diário do Nordeste identificou variação de 8,7% até 40% nos valor...

Veja mais
Calçadistas buscam estratégias contra a crise

Novas marcas e faixas de preço mantêm otimismo do segmento durante o Salão Internacional do Couro e ...

Veja mais
Efeito de nova lei preocupa varejo

A exigência de vagas de estacionamento condicionada à área do estabelecimento é a maior diver...

Veja mais
Ex-presidente do Walmart assume comando da Jequiti

O psicólogo Marcos Samaha, 48, é o novo presidente da Jequiti Cosméticos, empresa de venda direta d...

Veja mais
Comércio comemora veto de proposta que aumenta o limite do empréstimo consignado

O comércio varejista considerou "prudente" o veto dado pelo Governo Federal à proposta que aumenta o limit...

Veja mais
Venda de portáteis cresce mais que a de linha branca

Em 2014, vendas de eletroportáteis cresceram mais que o dobro da taxa alcançada pela linha branca   ...

Veja mais
Setor cafeeiro espera crescer 2% em 2015

Produção de café em cápsula (monodose) para uso em máquinas domésticas deve te...

Veja mais
Semp Toshiba estreia em segmento de portáteis

A partir de agosto, a mais antiga fabricante de televisão do Brasil entrará no mercado de eletrodomé...

Veja mais
Enéas Pestana entra na Máquina de Vendas

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais