Empresas criam anúncios personalizados usando histórico de compra do cliente

Leia em 4min

Os anúncios personalizados são a nova arma do varejo para convencer o cliente a voltar à loja. Com ferramentas que cruzam o perfil demográfico do consumidor com seu histórico de compras, varejistas reinventam a mala direta e tentam surpreender o cliente com campanhas feitas sob medida para ele

 



Um dos segmentos que mais vêm utilizando a estratégia é o de supermercados. As redes conseguem mapear um comportamento padrão de compra individual, desde que o cliente se identifique no caixa. Dá para saber quais produtos ele compra recorrentemente, qual seu tíquete médio, além da frequência e o dia da semana em que vai à loja. "Queremos personalizar o varejo para fidelizar o consumidor. Os supermercados acostumaram o brasileiro a correr atrás de mega promoções, mas esse cliente muitas vezes não volta", explica a gerente de marketing e fidelidade do Extra e do Pão de Açúcar, Silvana Balbo.

O segredo para isso é convencer o cliente a informar seu CPF no caixa e a fazer um cadastro na companhia. Não é à toa que varejistas de todos os segmentos vêm estruturando programas de fidelidade, que dão descontos ou prêmios aos clientes que mais compram. Redes como Pão de Açúcar e O Boticário têm programas próprios, enquanto outras recorrem a redes de coalizão, como Multiplus, Smiles, Dotz e Netpoints, e dão aos clientes os pontos das parceiras.

De olho nos benefícios, os clientes se identificam e, assim, as empresas conseguem entender seu comportamento de consumo e desenhar campanhas personalizadas. O Extra, por exemplo, já enviou 200 mil malas diretas customizadas para os consumidores cadastrados no Clube Extra, programa de fidelidade lançando pela rede há um ano.

A correspondência traz cupons de desconto justamente para produtos ou categorias que o cliente já compra. Quem compra produtos para bebês, por exemplo, recebe promoções de fraldas e de lenço umedecido. Já os que costumam levar cerveja, ganham cupons promocionais para bebidas. A rede também oferece descontos em produtos bem específicos e com compra recorrente, como pão sem casca integral, para surpreender o consumidor e mostrar que o promoção foi feita sob medida para ele.

Os clientes trocaram 17% desses cupons. "É uma taxa de conversão altíssima. O esperado para uma mala direta é de 0,5%", avalia Adriano Araújo, diretor-geral da dunnhumby no Brasil, consultoria de análise do comportamento do consumidor que trabalha com o Grupo Pão de Açúcar. "As varejistas perceberam que é mais fácil fazer o seu próprio cliente comprar mais do que roubar um cliente da concorrência", afirma Araújo. No caso do Extra, cerca de 30% dos clientes que receberam a mala direta fizeram uma visita a mais nas lojas.

A rede de supermercado mineira Super Nosso conseguiu elevar em 66% a receita com vinhos durante as duas semanas em que ofereceu aos clientes pontos adicionais da empresa de fidelização Dotz para compras de um grupo de rótulos. Os clientes habituados a comprar bebidas alcoólicas, queijos e outros produtos premium foram avisados da promoção por e-mail ou mensagem no celular.

Para o presidente do Dotz, Roberto Chade, o próximo passo do varejo é lançar ofertas customizadas no ponto de venda. "Já existem tecnologias que identificam o cliente quando ele passa na gôndola e enviam a ele uma oferta pelo celular", afirma Chade.

Outra abordagem do varejo e das empresas de fidelização é negociar com a indústria ofertas para um público segmentado. Uma fabricante de xampu, por exemplo, pode oferecer descontos - ou pontos - para clientes de um supermercado que compram a marca concorrente. "O retorno sobre o investimento dessas campanhas é acima de 200%, considerando o custo da mala direta e o desconto oferecido no produto", explica Carlos Formigari, presidente da Netpoints.

Navegação. Além do histórico de compra, as empresas acompanham o comportamento do consumidor na web para lançar ofertas exclusivas. Multiplus e Smiles, por exemplo, conseguem identificar quando o cliente pesquisa preços de passagens aéreas para destinos específicos e enviar promoções para ele exatamente para o que procurou. A Smiles diz que o índice de clientes que abrem os e-mails customizados é 50% maior do que os que trazem ofertas padrão.

As estatísticas também servem para "adivinhar" o que o consumidor precisa. "Se ele compra a passagem, você pode oferecer o hotel. Se ele compra tênis de corrida, dá para oferecer bermuda", explica o presidente da Multiplus, Roberto Medeiros. Segundo ele, a vantagem da rede de coalização é que ela consegue mapear o comportamento do consumidor em diferentes varejistas.

Ontem, Dia Mundial da Água, a marca espalhou totens com um copo d'água cercado por seguranças na Rua Augusta e em outros pontos de São Paulo. A criação é da The Heart Corporation.

A marca de purificadores de água Europa elevou a água ao status de joia rara.



Veículo: O Estado de S. Paulo


Veja também

Surpresa ingrata nas lavouras de soja

Animados com a expectativa de colher a maior safra de soja da história, produtores do noroeste gaúcho est&...

Veja mais
Grandes varejistas mantêm investimentos

Executivos de várias redes de comércio levam adiante seus planos de expansão traçados para 2...

Veja mais
Tomate vira 'mocinho' da inflação

Depois de ser o vilão da inflação no país por um bom tempo, protagonizando piadas na interne...

Veja mais
Colheita da soja já atinge 15% da área plantada no Rio Grande do Sul

Produtividade das lavouras de milho está surpreendendo produtores   A colheita da soja avança no Ri...

Veja mais
Setor de arigos esportivos muda estratégia em 2015

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Brasil Pharma vai trocar o comando

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Expansão da economia paraguaia pode elevar exportação brasileira

De acordo com especialistas, o crescimento econômico do país vizinho também deve continuar atraindo ...

Veja mais
Pequenos e médios varejistas são foco da canadense McCain

Ações de promoção e divulgação de produtos nos pontos de venda de pequenos e m...

Veja mais
Varejo recorre a campanhas sob medida

...

Veja mais