Marketing digital impulsiona vendas e se torna estratégico

Leia em 3min 10s

Acessíveis também às PMEs, ações on-line são capazes de aumentar a visibilidade das marcas e criar maior intenção de compras no cliente

 



A importância das redes sociais para as marcas como Magazine Luiza, Sephora e Dafiti, entre outras, já foi amplamente discutida. O que deve ser foco dos empresários agora são as estratégias de marketing digital, ferramenta tecnológica capaz de trazer taxa de conversão de vendas acima de 30%.

As ações, geralmente criadas por especialistas em tecnologia virtual, ajudam as empresas a ganhar notoriedade nos buscadores como o Google, a ter ações promocionais mais focadas no público-alvo das marcas, além de criar engajamento entre consumidor e empresa.

Entre tantas outras medidas, elas são capazes de dobrar o faturamento de quem investe nessas ferramentas on-line, garante o diretor-geral da Criteo no Brasil, Alessander Firmino.

"A importância do anúncio personalizado, por exemplo, segundo os interesses do consumidor, tem provado que traz resultados em comparação com a clássica exibição de banners [anúncios fixos]. A taxa de aumento do desempenho é de cinco vezes mais cliques em alguns casos", disse Firmino.

Conversão de vendas

Ainda segundo o executivo, o marketing digital, além de acessível a qualquer empresário, é capaz de trazer principalmente bons resultados para os pequenos e médios varejistas (PMEs).

"Relatório da Advertising Association e da Deloitte, de 2014, mostra que os retornos de publicidade digital são oito vezes maiores para as PMEs do que aqueles de grandes companhias digitais", disse Firmino, ao que completou: "Fizemos um estudo na própria Criteo e vimos que a ferramenta de previsão e o mecanismo de recomendação são capazes de gerar aumento de até 38% de vendas."

Questionado sobre um exemplo positivo do uso de estratégias tecnológicas para a visibilidade da marca, Firmino disse que os resultados variam de empresa a empresa, logo o cálculo não é tão simples de ser feito. O executivo mencionou um exemplo na área de viagens. "Podemos afirmar que graças ao nosso algoritmo, no setor de viagens conseguimos um aumento de 35% da taxa de conversão."

Mundo virtual

No caso do varejo virtual, a capacidade de análise de dados de forma rápida é o responsável pela assertividade das ações de marketing digital. "Nosso mecanismo analisa mais de 230 terabytes de dados por dia e processa aproximadamente 15 milhões de pedidos por segundo ao responder dentro de 20 milissegundos. Isso significa que podemos identificar os consumidores que estão mais propensos a fechar a compra", argumenta o diretor-geral da Criteo.

Termos de processos com terminologias como Conversion Rate Optimization (CRO); Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM) serão sempre utilizados. De forma sucinta significam: ferramenta de otimização de venda, ferramenta de resultados em buscadores (Google ) e links patrocinados ou propaganda paga, respectivamente. "Elas devem ser usadas constantemente pelos empresários", explicou o sócio fundador da Sanders Digital, Rafael JK. Segundo ele, empresas virtuais precisam chamar a atenção e atrair tráfego de clientes de alguma forma, já que elas não contam com um fluxo de pessoas a passar em frente a sua loja. "Com iniciativas de SEO e SEM, é possível fazer uma loja virtual ter uma taxa de conversão em vendas de 1% a 2% que significa dobrar seu faturamento", explica Rafael JK.

O executivo ressalta que mais do que links patrocinados nas redes sociais, o uso do remarketing - anúncio relativo ao interesse do consumidor após ele visitar uma loja virtual - também ajuda na evolução das vendas. Para JK, as estratégias auxiliam os varejistas on-line e off-line a melhorarem a visibilidade da marca e por consequência, as vendas.

"É impressionante o resultado dessas ações. Já tivemos casos de clientes que quiseram testar um tempo sem iniciativa de engajamento. O resultado foi zero de alcance de promoções criadas pela empresa e de curtidas na página do Facebook da empresa", disse ele.




Veículo: DCI


Veja também

Grandes de alimentos e bebidas miram os orgânicos

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Hemmer Alimentos completa 100 anos com história que se confunde com a de Blumenau

Empresa do bairro Badenfurt começou produzindo chucrute   Caminhar de um setor a outro da mais recente cen...

Veja mais
Recém-chegada, Lactalis já enfrentou greve

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Alta do dólar freia o setor farmacêutico

    Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Kátia Abreu aponta prioridades da sua gestão

Ministra participou de audiência na Comissão de Agricultura do Senado  A ministra Kátia ...

Veja mais
Cesta de produtos típicos da Páscoa fica 25% mais cara neste ano, apura a FGV

As famílias que forem celebrar a Páscoa e a Semana Santa com um almoço tradicional terão des...

Veja mais
Dúvida quanto a emprego trava consumo de famílias, aponta a CNC

A insegurança das famílias em relação ao mercado de trabalho é um dos principais entr...

Veja mais
Indústria está menos otimista para investir nos próximos seis meses apurou a CNI

O pessimismo disseminado na economia brasileira levou o empresariado industrial a reduzir a perspectiva de investimentos...

Veja mais
Confiança do consumidor cai em fevereiro, aponta ACSP

A confiança do consumidor brasileiro continua em queda livre e em fevereiro despencou 9 pontos em relaç&at...

Veja mais